Artigo: Independência ou Boicote!

0
322

Por: Prof. Veranilson Pereira

Aproxima-se em todo o país a semana da pátria, e, como sempre, é um momento de comemorações, visto que se exalta, especificamente o dia 07 de setembro como a data oficial da independência.

Em todo o país os desfiles cívicos compõem o principal cenário alusivo a esse tão importante dia, e, no CAZAQUISTÃO, não poderia ser diferente. Logo, parte da população se faz presente na principal avenida do país para prestigiar todos os atores que se preparam com muita antecedência e carinho para fazer um desfile impecável.

No caso do nosso CAZAQUISTÃO, há uma comissão que delibera, coletivamente, sobre a organização do evento. Porém, nos últimos dias, todos se surpreenderam com comentários proferidos por um dos membros dessa citada comissão que, de forma arrogante e infeliz, provou a impressão de ser o proprietário da comissão e, por conseguinte, do evento. Assim, afirmou, por conta própria e decisão unilateral, o que deveria ou não ocorrer no dia 7 de setembro.

É bom ressaltarmos, para o distinto dono do evento, que a independência foi um ato de liberdade contra a opressão, foi um momento em que o CAZAQUISTÃO se livrou do seu dono que era Portugal, e, só por isso, não cabe, em um evento tão significativo como esse, a censura. Além de não ser legítima, é uma ação contraditória atacar a liberdade que é a essência da comemoração do dia 7 de setembro.

Assim sendo, pela sua própria essência, a educação não se curvará; pois educar é um ato político e sempre será. Temos o direito de criticar todos aqueles que hoje destroem a possibilidade de termos um projeto de nação livre, soberano e independente. Enfatiza-se, assim, que a educação não tem nenhum compromisso com aqueles que atacam nossa independência e nem com aqueles que pensam serem os donos do “país”.

Portanto, ninguém tem mais legitimidade para desfilar do que as escolas, haja vista só podermos construir um país independente através dela, e, caso não sejamos bem vindos, proponho a todos que fazem educação com dignidade e respeito um boicote. Não vamos fazer parte de uma comemoração da qual somos vistos como intrusos em uma festa particular. Dessa forma, fique com o seu evento, que ficaremos com nosso grito de liberdade.

INDEPENDÊNCIA OU BOICOTE!

OBS. O CAZAQUISTÃO foi colocado de propósito, pois como a censura parece já se estabelecer notadamente em nosso país, pretendo apenas enfatizar o fato de ser muito complicado a vida nos países recém-libertados do domínio da União Soviética, a censura lá é terrível, detestaria morar em um lugar assim. Deus me livre!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here