Encontro de Bordadeiras do Seridó acontecerá nesse sábado, em Caicó

0
62

A FENECITI servirá de palco para o 1° Encontro de Bordadeiras do Seridó que acontecerá no sábado (15), no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana e pretende reunir cooperativas e associações de bordadeiras da região e também redes que constituem o campo do artesanato seridoense. A ação é uma promoção da Programa Estadual do Artesanato – PROARTE e da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS.

O encontro discutirá as diversas técnicas do bordado no Seridó e sua inclusão na base conceitual do artesanato brasileiro, realizará consulta pública às bordadeiras para construção participativa do orçamento do programa do artesanato e debaterá o tema “Memória Afetiva do Artesanato e Economia Criativa”.

“O artesanato é uma das grandes fontes econômicas e as novas tecnologias deverão estar a serviço dos artesãos. No entanto se faz necessário um novo olhar. O olhar do século XX tratava apenas do: ‘eu sei’, ‘eu faço’, ‘eu posso’. A dinâmica agora é coletiva e a tecnologia ajuda nesse reinventar-se criativo, assim como a Economia Criativa passa a ter um lugar de destaque na vida dos sujeitos. Precisamos estar preparados: bordadeiras, consultores, gestores e governos para viver esse novo momento e construir juntos um novo modo de vida com autonomia, confiança, empoderamento e criatividade”, ressaltou Graça Leal, coordenadora do PROARTE.

A Feira Regional de Negócios é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FCDL RN e CDL-Caicó. Apoio: Sebrae, IFRN, UFRN, UnP e ITEP. Patrocínio: Governo Federal, Banco do Nordeste, Município de Caicó, Sistema FIERN, Fecomércio RN, Potigás, IPEM, CAERN, JUCERN, Cimentos Mizu, Coca-Cola e Café Santa Clara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here