Curta Caicó vai realizar quatro oficinas de cinema durante o festival

0
93

Além das mostras de filmes, o Curta Caicó vai realizar quatro oficinas de cinema durante o festival. Serão oportunidades para os interessados na linguagem audiovisual terem contato com profissionais de renome da área do cinema.

“As oficinas são um estímulo a mais para fomentar a produção audiovisual em Caicó e região do Seridó. Graças aos nossos parceiros estamos trazendo profissionais de renome para o Curta Caicó”, afirmou Raildon Lucena, diretor do festival. Em breve, vamos abrir em nosso site as inscrições para as oficinas. Basta ficar ligado no www.curtacaico.com.br.

Filme produzindo na oficina “Documentando” será exibido no encerramento do festival

O SESC RN garantiu uma das oficinas garantidas nesta edição é a “Documentando”, com o cineasta pernambucano Marlom Meireles, diretor da Eixo Audiovisual, realizador e professor em projetos de iniciação em cinema.

A oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. “Os participantes, que não precisam ter conhecimentos prévios na área, tem acesso às técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção”, afirmou.

Profissional do Canal Futura vai realizar oficina “Criadores de Formatos Audiovisuais”

O festival também terá a oficina “Criadores de Formatos Audiovisuais”, ministrada por Márcio Motokane, diretor artístico do Canal Futura. A articulação para a parceria com o Canal Futura no festival se concretizou graças ao empenho do jornalista Esdras Marchezan, coordenador da UERN TV e sub-chefe de gabinete da reitoria da UERN.

Graduado em cinema pós-graduado em Direção de Arte para TV e Cinema, Márcio Motokane se dedica desde 1993 ao mercado nacional e internacional, recebendo prêmios em festivais internacionais como o ROMAX BDA, CARACOL DE PLATA, PRIX JENEUSSE IBEROAMERICANO, JAPAN PRIZE, EMMY INTERNACIONAL.

Atuação cinematográfica será tema de oficina durante o festival

Com formação na Escola de Artes Dramáticas de Hamburgo (Alemanha) e Direção de Atores na Escuela Internacional de Cinema e TV de Cuba, a potiguar Márcia Lohss vai realizar durante o festival o “Laboratório de Técnicas de Atuação para o Audiovisual”.

O curso tem como objetivo desenvolver o conceito de atuação orgânica, buscando através de atividades práticas com base nas técnicas de Sanford Meisner e da observação das cenas realizadas em aula, a equalização do corpo e da voz para a linguagem cinematográfica.

Oficina para produção de filmes de baixo orçamento será realizada no Curta Caicó

O Curta Caicó também vai realizar a Oficina de Cinema Alternativo, com Ernani Silveira. Ele é especialista em cinema pela UFRN, Roteirista pela EICTV-Cuba, estudou Cinema Latino Americano no Chile e na Argentina, como cineasta independente exerce várias funções no audiovisual potiguar. Vem produzindo ao longo de 10 anos fotos e filmes na Ásia, na África e na América Latina.

O festival trabalha a introdução a linguagem cinematográfica e a técnicas de realização de filmes com baixo orçamento, teoria e prática de curtas e nano metragens. As oficinas de preparação de elenco e cinema alternativo acontecem graças ao apoio do Governo do RN, através da Fundação José Augusto.

O 2º Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e acontece de 13 a 16 de junho. O festival conta com os seguintes apoios: Governo do RN, Fundação José Augusto, Prefeitura de Caicó, Prefeitura de Parelhas, SEBRAE, SESC, Ceres – UFRN, UERN, Canal Futura, Sindserv, Replac, Implarn, Calle, Óticas Mirna, Brisanet, Unicords, Elo Company, Místika, ACCIRN, ABDeC, Setcenas, TV Kurtição e Inter TV Costa Branca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here