Governadora destaca a contabilidade como um dos pilares para a recuperação fiscal do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte lançou na última quinta-feira (17), o novo módulo Contabilidade Fácil, disponível no Portal da Transparência, que tem como objetivo ajudar os contribuintes e cidadãos, de maneira geral, a compreender a situação orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal do Estado. Uma ferramenta que apresenta essas informações de maneira objetiva, simples, gráfica e lúdica.

O lançamento, transmitido ao vivo pela plataforma Youtube, contou com o discurso da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, a professora Fátima Bezerra, que destacou a contabilidade como um dos pilares para a recuperação fiscal do Estado, e relembrou as dificuldades enfrentadas no início da sua gestão.

No início do atual Governo, foram constatadas divergências no valor apresentado no Portal da Transparência do valor do registro contábil. O Portal passou por uma atualização em 2019, assegurando a fidelidade da informação prestada, além de proporcionar um visual mais comunicativo ao usuário. A governadora reforçou que, desde o primeiro dia de trabalho à frente do Governo, tem estimulado a fiscalização, controle e transparência das despesas. Uma conduta necessária, em todas as áreas da gestão governamental, e que nesse caso fortaleceu a Controladoria Geral do Estado e a Coordenadoria de Contabilidade. As medidas têm como objetivo o aperfeiçoamento da transparência, além de tratar com zelo e probidade os recursos públicos.

Em seu discurso, Fátima Bezerra relembrou que, no início da gestão, o serviço de contabilidade estava bastante precário, cunhado pelo Tesouro Nacional como em “calamidade”, sendo o pior dos estados brasileiros no ranking da STN relativo aos dados de 2018. A partir de janeiro de 2019, a equipe deu início ao trabalho para reverter esse quadro. E precisou reforçar a equipe. Foi contratado o servidor Flávio Rocha, contador de carreira da Fazenda do Estado de Santa Catarina e membro de grupo de estudo do Conselho Federal de Contabilidade que disciplina normas de contabilidade pública. Em seguida foi articulado com o Tribunal de Contas um acordo inédito para nomear 20 servidores, sendo 12 analistas contábeis e oito auditores de controle interno, algo consolidado em de agosto de 2019.
“Após pouco mais de um ano, nossa contabilidade possui outra realidade. Hoje, é reconhecida a evolução, tanto pelo Tribunal de Contas quanto pelo Tesouro Nacional. Apesar de sabermos que temos muito, ainda, a evoluir. E esta é minha orientação para todos os técnicos do Governo”, enfatizou a governadora.

A professora Fátima Bezerra parabenizou todos os servidores envolvidos no Projeto Contabilidade Fácil, e aqueles que estão na gestão do Portal da Transparência, congratulando especialmente os analistas contábeis pelos excelentes resultados entregues em tão pouco tempo. E concluiu o discurso renovando o compromisso com a sociedade para fortalecer cada vez mais a contabilidade e a transparência das ações do Governo.

O Contabilidade Fácil pode ser acessado através do link: http://transparencia.rn.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.