Deputados destacam importância dos que se dedicam ao ensino no dia do professor

Em seu Pronunciamento, na sessão ordinária, desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco PT homenageou os professores. Francisco do PT é professor há 3 décadas e exerceu essa função em sala de aula durante 20 anos. Também se pronunciaram sobre o tema: Vivaldo Costa (PSD), Hermano Morais, Getúlio Rêgo (DEM) e Allyson Bezerra (SDD)

“Eu não poderia deixar de parabenizar aos meus colegas, ativos e aposentados por esse dia. Já fui professor de ensino fundamental, médio e já tive a experiência de ser professor de Universidade privada aqui em Natal”, disse o deputado.

Francisco do PT, destacou durante o seu pronunciamento a origem do dia do professor. “A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o ensino elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores”, relatou o parlamentar

No ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

O parlamentar ressaltou a bravura de cada professor que luta pela melhoria da educação. “Chamo atenção das autoridades e da sociedade em geral para valorização dos professores que lutam em sala de aula e nas ruas para melhoria de sua classe e da educação. Nenhuma nação se desenvolve se não entender que a educação não é um gasto e sim um investimento. Precisamos melhorar as condições de trabalho, os salários, fazer concursos públicos e não aceitar o Future-se e as Escolas Cívico-Militares”, destacou Francisco do PT.

Em aparte o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), parabenizou Francisco do PT por mesmo fora de sala de aula lutar pela valorização dos professores. “Eu sou extremamente solidário com todos que exerce o papel do professor. Hoje o Rio Grande do Norte é governado por uma professora. Eu faço um apelo para que a governadora Fátima Bezerra (PT) procure fazer o pagamento dos salários de professores aposentados essa é a melhor homenagem”, desse o deputado.

O deputado Allyson Bezerra (SDD) também usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a importância do professor na vida de todo cidadão que busca, através da educação, uma vida digna e melhor. “Hoje me dirijo a todos os professores do Estado, que é a profissão que forma todas as outras. Não há como evoluir, crescer, se tornar um bom profissional sem passar por um professor”, homenageou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.