Educação do Campo é tema de encontro estadual

A partir de hoje (9) até a próxima sexta-feira, 11 de outubro, acontece o I Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do Campo Potiguar, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio do Núcleo da Educação do Campo e Diversidade (NECAD). A atividade será sediada no Praiamar Natal Hotel, Ponta Negra, em Natal, e contará com a presença do Prof. Dr. Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no segundo dia da programação.

A abertura oficial será realizada hoje às 19h. Em seguida acontecerá a mesa redonda “Movimentos Sociais e suas resistências na Educação do Campo”, que contará com as contribuições do professor Ramiro Teixeira e Francisco Cândido, além da participação do Cacique Luiz Catu.

O encontro, que deverá reunir 210 educadores do campo, possui o desafio de construir uma Política Estadual da Educação do e no Campo, além de buscar incidir as educadoras e educadores do campo o processo de formação contínua, através de estudos, debates, oficinas e na construção da identidade desta modalidade educacional no estado do RN.

Em sua programação o evento oferece atividades como palestras, grupos de trabalhos (GTs), mesas-redondas e discussões sobre diferentes temas que envolvem a educação do campo, como “Movimentos Sociais e suas resistências na Educação do Campo”, “Conjuntura Política e Educacional e os desafios na Educação do Campo”, entre outros.

Levando em consideração a educação como prática social e espaço de contradições e sínteses culturais, feito por professoras e professores, educandas e educandos e núcleos familiares, a SEEC busca contribuir para que as comunidades escolares adotem uma postura de reflexão constante, tornando-se produtos históricos que a partir de suas experiências constroem narrativas que contrariam o censo comum e tencionam o tecido de exclusão social. A educação do campo, entre muitas designações, amplia a voz de povos campesinos, quilombolas, indígenas e caiçaras, dessa reverberação, uma ciranda de muitas mãos entoa a diversidade de nossas escolas e ações educativas.

Clique aqui e tenha acesso a programação completa do encontro estadual.

Educação do Campo

O NECAD, ligado a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), desenvolve dentro da SEEC trabalhos em educação do campo nos diversos níveis e modalidades de ensino na Educação Básica do Campo, acompanhando 57 escolas do campo, além de projetos voltados a escolarização de nível de Ensino Fundamental e Médio, assim como também coordena o Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional destinado a jovens e adultos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.