Educação do RN realiza seminário de posse dos novos gestores escolares

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) realiza, entre os dias 11 e 12 de dezembro, o “Seminário de Posse e Integração dos Novos Gestores Escolares 2020”, uma solenidade dedicada a posse dos candidatos eleitos no último processo escolar-eleitoral. Além da posse, durante o evento também será realizado o lançamento da “Jornada Pedagógica 2020”, que visa o planejamento das ações relativas à Educação para o próximo ano.  

O seminário acontecerá no hotel Holliday Inn, no bairro de Lagoa Nova em Natal, e reunirá gestores escolares, coordenadores pedagógicos e diretores regionais. Também estarão presentes a governadora do Estado do RN, Fátima Bezerra, que dará posse aos gestores no primeiro dia de evento, e o secretário de estado da educação, professor Getúlio Marques, que realizará a abertura oficial da programação.

Organizado pelas coordenadorias dos Órgãos Regionais de Educação (Core) e de Desenvolvimento Escolar (Codese), com o apoio o Instituto Unibanco, o seminário faz parte do Plano de Formação Continuada dos Gestores, iniciativa da SEEC que visa, por meio de formações, capacitar seus gestores no que se refere à sua atuação nos âmbitos administrativo, político e pedagógico, a fim de que se pratique uma gestão democrática do ensino.  

Programação

Durante os dois dias de atividades o seminário contará com atividades formativas e momentos culturais nos turnos da manhã e tarde. No primeiro dia (quarta-feira) serão realizadas as palestras “Políticas para Educação Pública do Rio Grande do Norte e a importância do Gestor Escolar”, que contará com a presença dos secretários de Educação Getúlio Marques e Márcia Gurgel (mediadora) e do superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. Na parte da tarde, os presentes acompanharão o painel “Gestão escolar para uma convivência democrática”, que contará com a presença do deputado estadual Francisco Medeiros, do educador Walter Pinheiro Jr, docente do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação – CE/UFRN e de Gabriel Medina, do Instituto Unibanco. A mediação será de Edimilson Simplício (SEEC).

Na quinta-feira (12), no período da manhã, será realizado lançamento oficial da “Jornada Pedagógica 2020”, sob o tema “Currículo Potiguar: organização pedagógica para educação integral, democrática e inclusiva”. A mesa de lançamento da jornada contará com a presença da secretária adjunta de Educação Márcia Gurgel, subsecretário de Esporte e Lazer Canindé de França, do diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e do diretor do CE/UFRN Jerfferson Fernandes. A mediação será conduzida por Glauciane Pinheiro (SEEC). 

No turno vespertino será exposto o painel “Controle Social na Administração Pública: transparência e combate à corrupção”, onde serão discutidos temas ligados a gestão administrativa e financeira das escolas, bem como a importância de se trabalhar a transparência nos atos administrativos. O painel reunirá representantes da Controladoria Geral da União e do Movimento Articulado de Combate à Corrupção. O subsecretário de Educação do RN, Marcos Lael, será o mediador da mesa. 

Na etapa final do evento será a diplomação dos gestores eleitos, que receberão o diploma das mãos do secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, e da presidente da Comissão Eleitoral Central da Gestão Democrática, a secretária Márcia Gurgel.

Jornada Pedagógica 2020

Planejamento anual realizado pela SEEC, a Jornada Pedagógica 2020 acontece em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem por objetivo promover discussões sobre a educação pública de qualidade e os currículos escolares das unidades de ensino do RN, a fim de avançar nas melhorias da educação pública e assegurar esse direito de forma inclusiva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.