A moda e o Bordado de Caicó são destaque no Fórum da Festa de Sant’Ana

O Fórum da Festa de Sant’Ana de Caicó traz nessa quarta dia 29 de julho, a partir das 10h, a temática “Moda: arte, criação e design no Seridó”, dando destaque a moda e ao bordado, considerados pelo IPHAN, elementos essenciais do Patrimônio Cultural da Festa de Sant’Ana.

São expositoras desta temática: Iracema Nogueira Batista, geógrafa, bordadeira e membro do CRACAS; Geórgia Dantas, estilista de moda e diretora criativa da marca de moda Gueorguia; e Karina Úrsula, graduada em Design de Moda e Técnica em Vestuário pelo IFRN, com pesquisa voltada para o bordado seridoense.

A estilista Geórgia Dantas irá apresentar uma pesquisa que visa entender a conexão existente entre a moda, o período da Festa de Sant’Ana com todas as suas programações religiosas e sociais e o uso do Bordado de Caicó no vestuário. Houve pesquisa on line com a população, coletando dados sobre como acontece a procura pelas roupas no comércio, nas costureiras e bordadeiras, que tradicionalmente aumentam a demanda principalmente motivadas pela Feira de Artesanato dos Municipios do Seridó – FAMUSE e pela demanda das roupas que usam o bordado como adorno.

Entre as discussões abordadas no Fórum, está a recente conquista do selo de Indicação Geográfica – IG, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, ao Bordado de Caicó, produzido em 11 municípios do Seridó. Conforme a professora Iracema, que integra o Comitê Regional Das Associações e Cooperativas Artesanais – CRACAS, o selo de IG é um diferencial que comprova a valorização do bordado.

“Foi uma luta que, nós enquanto CRACAS, SEBRAE de Caicó e Currais Novos, juntamente com as bordadeiras dos municípios inseridos na Indicação Geográfica, tivemos durante 08 anos. É uma valorização do bordado de Caicó que é reconhecido no Brasil e em outros países, e não será mais comercializado como produto de outras regiões. A partir da concessão do selo a bordadeira será consciente que está bordando o nosso produto com suas características originais, baseado nos critérios formulados durante esse período de estudo”, enfatiza a professora Iracema Nogueira Batista.

A promoção do Fórum é da agência Referência, FUNARTE, UFRN, IFRN, com apoio do IPHAN, Museu do Seridó, SEDIS/UFRN, Paróquia de Sant’Ana, Acauã Turismo e Município de Caicó. A programação é transmitida online via Avaproex para os participantes e a população tem acesso pelo site www.festadesantanadecaico.com.br

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Eventos

Rolar para cima