Francisco do PT realiza grande evento virtual sobre obras hídricas em curso no RN

Presidida pelo deputado estadual Francisco do PT, a Frente Parlamentar das Águas realizou ontem, quinta-feira (13), uma reunião que contou com a participação de gestores e representações da sociedade, cuja finalidade foi conhecer o andamento das obras de recursos hídricos no Rio Grande do Norte.

Francisco do PT iniciou o debate fazendo uma retrospectiva da atuação da Frente Parlamentar das Águas a partir de meados de abril de 2019, período em que foi indicado à presidência dos trabalhos. “Ao longo desse período procuramos dialogar com todos os segmentos da área para contribuir com a sustentabilidade hídrica do estado. Realizamos audiências, visitas e uma de reuniões sobre as grandes obras e demais pautas relacionadas a questão da água no RN”, explicou o deputado.

O secretário estadual adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Nobre, anunciou que a expectativa para a chegada das águas do Rio São Francisco data para o segundo semestre de 2021. Sobre a Barragem de Oitica, o gestor afirmou que a obra encontra-se “bastante avançada, com 83% de execução financeira”. A perfuração de poços será retomada nas próximas semanas em virtude do órgão ter adquirido os insumos e recuperado as máquinas quebradas, herança do governo passado. A obra da Barragem Passagem das Traíras, segundo Carlos Nobre, será tocada pelo Governo Federal.

O diretor-presidente da Caern, Roberto Sérgio se mostrou preocupado com o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, principalmente em relação a possibilidade de aumento das tarifas. O andamento de obras em adutoras e o saneamento de Natal também foram temas da sua exposição.

Já o secretário de Projetos Especiais do Estado, Fernando Mineiro lamentou que “todas as obras em curso do Governo Cidadão”, deixadas pela gestão anterior, continham problemas. “Para se ter idéia, todos os 123 projetos de abastecimento em comunidades rurais estavam com alguma pendência”.

Participaram também da reunião representante da ADESE, Francisco de Assis, do Fórum Alto Oeste Pela Transposição, Pedro Viana; dos Comitês de Bacias do RN, Rodrigo Guimarães; da ASA Potiguar, Leonardo Freitas; e assessoria das deputadas estaduais Isolda Dantas e Eudiane Macedo, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.