Alerta para mercado de vacinas falsas contra Covid-19

O escritório de polícia europeu, a Europol, alertou que a descoberta de uma vacina eficiente contra o novo coronavírus pode criar um mercado negro de cópias falsas do tratamento, disse a diretora da entidade, Catherine de Bolle, na segunda-feira (18).

Em uma apresentação perante a Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu, De Bolle observou que “a venda de produtos fraudulentos e abaixo do padrão está crescendo durante a pandemia” pela internet, tanto nos canais de vendas habituais quanto na chamada deep web.

“Prevemos que quando houver uma vacina pronta (contra o covid-19), os criminosos usarão essa oportunidade para vender vacinas falsificadas”, explicou a diretora da Europol.

De Bolle assinalou que a organização detectou um aumento na demanda por produtos falsificados que pretendem prevenir, tratar ou curar o coronavírus, bem como em “certos tipos de dispositivos médicos”, como equipamentos de proteção ou testes para detectar se a doença foi superada.

“Suspeitamos que a maioria dos produtos farmacêuticos e ingredientes ativos vendidos na União Europeia seja originária da Índia e da China. Ambos são países com uma indústria farmacêutica química significativa, legal e ilícita”, acrescentou.

A diretora disse que, após uma reunião por videoconferência com as autoridades chinesas para discutirr a situação, eles concordaram em aumentar a cooperação entre as duas entidades para combater esse tipo de fraude.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Mundo

Rolar para cima