Açu realiza seu primeiro festival de cinema de 21 a 23 de janeiro

0
23

O Rio Grande do Norte ganha mais um Festival de Cinema neste mês de janeiro de 2019. Trata-se do I Festival de Cinema Curta Verão Açu, que acontece de 21 a 23 de janeiro no Cine Teatro Pedro Amorim. Além de Açu, o audiovisual potiguar viu nascer o I Cine Fest Flores, em Florânia, dias 9 e 10 de janeiro. Final do mês, acontece a segunda edição do Cine Verão, em Natal, dias 30 e 31 de janeiro.

O filme de abertura do Festival de Açu será “Jesuíno Brilhante”, de William Cobbett, lançado no início da década de 70, e considerado o primeiro longa-metragem da história do cinema potiguar. Inspirado na história real do cangaceiro Jesuíno Brilhante, o filme acompanha a vida do fazendeiro que, devido ao sistema, perde suas terras e resolve formar um bande de justiceiros.

“Referência na nossa história cinematográfica, William Cobbett é natural do Vale do Açu. Seu filme teve nossas cidades como cenário e mostrou a bravura do sertanejo, sempre forte”, afirmou Paulo Sérgio de Sá Leitão, diretor do festival.

A programação do festival também inclui a exibição do longa-metragem “A Baronesa de Serra Branca”, de Paulo Sérgio Sá Leitão e o documentário sobre a Beata Lindalva, de Alexandre Varela e Gicardson Lima. Nos três dias do evento haverá a exibição de outros filmes realizados em Açu e bate-papo com profissionais locais e convidados sobre a produção cinematográfica, as técnicas, as dificuldades e o prazer da realização.

Um dos convidados é o cineasta paulista Márcio Del Pichia, com vasta experiência no audiovisual. O festival irá exibir alguns dos seus principais filmes, entre os quais “Sonetos do Sertão”, “Quietude” e “A Vida que Passa”.

Idealizador do evento, Paulo Sérgio de Sá Leitão é professor e já havia promovido eventos relacionados ao audiovisual nas escolas em que trabalhou. “Açu também faz cinema. E tem muita gente com um olhar fascinante sobre o mundo e sobre as histórias que criamos ou podemos criar. É importante despertar nas pessoas o prazer através da arte, do entretenimento e do amor à cultura, do nosso povo e da nossa terra”, finalizou.

O I Festival de Cinema Curta Verão Açu é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Açu, tendo como coordenadores o secretário Paulo Sérgio de Sá Leitão, Gicardson Lima e Alexandre Varela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here