Coordenação de Promoção à Saúde realiza Fórum

0
36

A Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove, nesta quarta-feira, 28, o Fórum “Integrando Ações para o Fortalecimento dos Coletivos”. O encontro acontece na UNI-RN, no bairro Tirol, em Natal. O Fórum é um colegiado ampliado da CPS, com participação de servidores do nível central e das regionais.

“Como nossas ações são realizadas nos territórios, hoje estamos aqui fazendo o colegiado ampliado, trazendo as Regionais e as Subcoordenadorias com suas equipes. Fizemos o primeiro encontro no início do ano e agora estamos fazendo o segundo, na perspectiva de socializar todos os projetos que a Sesap está desenvolvendo e que a CPS participa, para que os servidores tenham um entendimento de como eles estão inseridos nesses projetos”, explicou a coordenadora da CPS, Neuma Oliveira.

A subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Márcia Lucas, apresentou os projetos prioritários da secretaria e ressaltou a importância do evento. “Espaços como esse são sempre bem vindos por serem oportunidades de socializar as informações”. Ela explicou que a próxima fase será de realização de Oficinas e de levar os projetos às Regiões. “São projetos estratégicos diretamente ligados ao Planejamento Regional Integrado”, explicou. O trabalho está focado em sete ações básicas: as policlínicas regionais, o programa de qualidade da atenção, a criação dos consórcios de saúde , o RN + Saudável, a perfilização dos hospitais da rede estadual de saúde, os articuladores regionais e o observatório da gestão estadual.

A coordenadora de Programas Estratégicos e Regionais da Sesap, Tereza Freire, apresentou o programa RN + Saudável, que tem como principal diretriz a incorporação e coordenação de iniciativas e ações intersetoriais desenvolvidas em conjunto com universidades, municípios, órgãos governamentais, organizações produtivas, movimentos sociais, entre outros. “O objetivo é construir um programa para garantir acesso à qualidade dos serviços de saúde”, explicou a coordenadora. O RN + Saudável trabalha em dois eixos: o da atenção integral à Saúde e o da promoção e vigilância em saúde. O RN + Saudável foi pensado para fortalecer e ampliar ações de promoção à saúde, desde a alimentação saudável, redução da violência, atividades físicas e a prevenção ao uso abusivo do álcool e drogas, em busca da melhoria da qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte.

A subcoordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento de Programações de Saúde da Sesap, Avânia Dias, apresentou o Planejamento Regional Integrado da Saúde (PRI), que será mais uma ação voltada para a regionalização da Saúde, por meio da organização das macrorregiões, com foco nas redes de atenção à saúde.

Durante o Fórum foi dado como encaminhamento a discussão do “Plano de Redução da Mortalidade Materna e Infantil” junto às Regionais de Saúde. O Plano terá, além da interface com as Regionais, a participação da sociedade através da consulta pública.

No turno da tarde será feita uma avaliação dos indicadores de saúde, que será um passo inicial para a elaboração do planejamento regional integrado e o plano estadual de saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here