Laboratório de Análise de solos da EMPARN recebe novo certificado de excelência

0
31

Pelo 11º ano consecutivo, o Laboratório da Análise de Solos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), recebeu ontem (10) a confirmação do certificado de excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios Fertilidade (PAQLF/ 2019), coordenado pela Embrapa Solos/Rio de Janeiro. O resultado é fruto da avaliação feita pelo programa, em reconhecimento à qualidade das análises realizadas.  O chefe do laboratório, Alfredo Azevedo, destaca que a obtenção do referido mérito comprova o comprometimento da equipe com o trabalho que o laboratório desempenha. “Há onze anos, ininterruptos, nosso laboratório recebe o selo. Estamos classificados entre os 10 melhores laboratórios dos 139 avaliados pela Embrapa Solo”, comemora Azevedo.

Realizando análises de água, solos, plantas, adubos orgânicos e calcário, além de rações para consumo animal, o laboratório da EMPARN funciona no prédio-sede, no Jiqui, em Parnamirim/RN, e está aberto para serviços aos órgãos públicos, empresas privadas e produtores rurais. A Sala de Instrumentos está equipada com tecnologia de ponta essenciais para determinação das diversas amostras.

Desde janeiro, já foram realizadas em 1.500 análises. Lenivaldo dos Santos, produtor de coco em Rio do Fogo, realiza periodicamente a análise de solo da sua plantação no Laboratório da EMPARN. Com os resultados obtidos, ele faz as adequações necessárias para deixar o solo do seu terreno mais produtivo e com isso incrementar o desenvolvimento da sua plantação. “Desde o início das análises, há mais de um ano, minha plantação cresceu bastante”, disse Lenivaldo.

Para o diretor-presidente, Rodrigo Maranhão, o resultado reflete o envolvimento dos servidores em prestar um serviço de excelência para os norte-rio-grandenses. “O selo comprova a qualidade dos serviços prestados pelo nosso laboratório”, frisou.

Sobre o PAQLF

Coordenado pela Embrapa Solos/Rio de Janeiro, o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) tem como principal objetivo a verificação da qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas. São avaliados anualmente 138 laboratórios do Brasil e países vizinhos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here