Seara realiza Seminário sobre Compras Governamentais na Agricultura Familiar

0
108
A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), futura Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (Sedraf), realiza hoje (30) o Seminário “Compras Governamentais na Agricultura Familiar”.
O evento acontece na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes), na avenida Mor Gouveia, em Natal, com a participação do vice-governador Antenor Roberto e do secretário Alexandre Lima, além do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa) no Rio Grande do Norte, Roberto Papa, entre outras autoridades. O seminário reuniu mais de 20 cooperativas e associações de agricultura familiar.
O objetivo do seminário é criar novas oportunidades de mercado para a agricultura familiar, para que esse segmento passe a fornecer gêneros alimentícios para, por exemplo, restaurantes populares e hospitais. O seminário também pretende discutir a expansão de ações já executadas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta), o Programa do Leite e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O seminário é uma parceria da Seara/Sedraf, Emater-RN, Conab e Cecafes, e apresentou aos participantes o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar (Pecafes), envolvendo várias secretarias e órgãos do Estado, como também abriu espaço para debates envolvendo associações e cooperativas.
“Os indicadores econômicos mostram a predominância dos micro e pequenos empreendedores como geradores de renda. Na agricultura não é diferente. Precisamos articular a estrutura que já existe, buscando aumentar a qualidade dessa produção, através de selos de certificação”, defendeu o vice-governador, Antenor Roberto.
De acordo com o secretário Alexandre Lima, pela primeira vez o Governo do Estado está fazendo algo simples, mas extremamente importante, que é reunir as instituições governamentais que compram com as cooperativas e associações que vendem. “O seminário é o ponto de partida de um processo que vamos implementar no governo da professora Fátima. Pela primeira vez temos, dentro da estrutura do Estado, uma estrutura institucional para trabalhar as questões da agricultura familiar”, ressaltou Lima, sobre a criação da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (Sedraf).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here