Semana da Juventude: centros socioeducativos recebem programação

0
29

A Semana Estadual da Juventude, realizada de 14 a 22 de setembro no Rio Grande do Norte, contemplou duas unidades socioeducativas de internação com rodas de conversa e dinâmicas. As atividades foram organizadas pela Secretaria Estadual das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN) e projetos de pesquisa e extensão da UFRN ligados à área social.

Na quarta-feira (19), a unidade masculina Case Pitimbu recebeu um círculo de diálogo sobre direitos da juventude, conduzido pelo Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (Obijuv). Jéssica Morais (representando também o mandato da deputada Natália Bonavides), Isis Martins e Alex Amorim mediaram a conversa com grupo de adolescentes atendidos pela unidade.

A ação realizada na unidade feminina Casef Padre João Maria foi facilitada por Beatriz Pinheiro, do Obijuv, e Jucieli Silva e Huilyane Andrade, do Motyrum – projeto de educação popular em direitos humanos, que utiliza como principal aporte teórico-metodológico obras de Paulo Freire. A partir do tema “autoimagem”, as adolescentes puderam falar e se expressar durante a tarde da quinta-feira (19).

Semana da Juventude

Promulgada pela Lei Estadual n. 9.467, de março de 20111, a Semana da Juventude deve ocorrer anualmente, no mês de setembro, desde que foi integrada ao Calendário de Eventos Oficiais do Rio Grande do Norte.

Dentre os objetivos do evento, estabelecidos em lei, destaca-se a socialização dos jovens por meio de encontros, reuniões e palestras sobre cultura, esporte e lazer, sexualidade, drogas, trabalho e educação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here