UFRN realiza Agosto Lilás sobre violência contra a mulher

0
72

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, neste mês de agosto, nos dias 12, 14 e 15, a Campanha Agosto Lilás, com atividades programadas pela Diretoria de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAS), especificamente na Coordenadoria de Apoio Psicossocial ao Servidor (COAPS) e Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT).

As ações objetivam trazer para a Universidade o debate sobre a violência contra a mulher, envolvendo servidores, discentes e a comunidade externa. O DAS pressupõe que o tema vincula-se às questões ligadas à saúde e qualidade de vida, que, por sua vez, possuem determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais que precisam ser debatidos de maneira ampla e permanentemente na instituição.

Destaca-se na programação a realização de mesa-redonda sobre Violência Contra a Mulher, programada para o dia 12, com as participações de representantes das Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal (Semul), da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) e de integrantes do  Movimento Amélias.

A Campanha Agosto Lilás é realizada anualmente em todo o país, em alusão à criação da Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2016, voltada ao combate da  violência contra a mulher. O DAS considera o tema de extrema relevância no âmbito dos serviços públicos ofertados à sociedade, e considera um fato grave o  aumento dos casos de violência contra a mulher no Brasil, de acordo com estatísticas apresentadas no Atlas da Violência 2019, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Programação:

1. Tenda social Agosto Lilás – Dia 12/08 – 11h
Serviços ofertados: Distribuição de preservativos, teste de glicemia, verificação da pressão arterial, mostra Invisível, do Deart, entrega de materiais.
Local: Centro de Convivência

2. Roda de Conversa sobre violência contra a mulher – Dia 14/08 – 9h
Convidadas: SEMUL, DDP/UFRN, SEMJIDH e Movimento Amélias.
Público: Aberto – Inscrições pelo Sigaa
Local: Auditório DAS/UFRN

3. Oficina de Defesa Pessoal exclusivo para Mulheres (Duas Turmas)
Ministrante: Erikson Lucena
Público: Servidoras da UFRN (acompanhe as inscrições pelo SIGRH)
Alunas (acompanhe as inscrições via e-mail)

Turma 1: dia 15/08 às 9h – 15 vagas
Local: Sala de lutas do ginásio poliesportivo da UFRN
Turma 2: dia 15/08 às 14h – 12 vagas
Local: sala multiuso da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da DAS (UFRN)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here