Hackers invadem sistemas de prefeituras no RN e roubam dados

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga a invasão de hackers ao sistema interno de pelo menos duas prefeituras do interior do estado: Nova Cruz e Macau. As delegacias dos municípios instauraram inquéritos policiais para apurar o acontecido.

Os dois ataques aconteceram em janeiro deste ano. Em Macau, a prefeitura confirmou que houve roubo de dados e perda de documentos. Em Nova Cruz, apenas as investigações da polícia vão poder dar esse parecer.

Os computadores invadidos nos municípios foram desconectados dos sistemas e levados para a perícia.

A invasão mais recente aconteceu em Macau, na região da Costa Branca potiguar. De acordo com a Polícia Civil, o sistema interno de dados da prefeitura foi invadido na quinta-feira passada (23). A Delegacia de Macau registrou o caso e vai abrir inquérito policial.

O prefeito da cidade, Túlio Lemos, disse ao G1 que o invasor teve acesso a todos os dados registrados no sistema interno e que o material dos 15 dias anteriores à invasão foram perdidos. Segundo ele, o restante dos dados – aos quais o hacker também teve acesso – está preservado por backups. “Nós perdemos o material de 15 dias. Perderíamos total, porque ele teve acesso a todo o sistema e a gente não sabe o que pode ser feito disso”, explicou.

Além da Polícia Civil, o caso foi notificado também à Polícia Federal e a prefeitura vai acionar o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. O hacker chegou a entrar em contato por e-mail para avisar que havia roubado os dados.

Segundo o prefeito Túlio Lemos, o sistema é usado por todas as secretarias do município e estão nele dados, por exemplo, sobre a folha de pagamento, processos de licitação e compras da prefeitura. Ele explicou ainda que o Executivo corre para resolver o pagamento dos servidores, que é feito através desse software.

“Nós adquirimos uma nova máquina, provedor e servidor para poder fazer a implantação de todo o sistema novo. Nós esperamos que esteja tudo sobre controle e voltando a funcionar o mais rápido possível, porque dia 31 é dia de pagamento e a gente não sabe se isso vai prejudicar ou não o pagamento do funcionalismo público”, falou.

Em Nova Cruz, o caso aconteceu em 8 de janeiro. O inquérito policial já foi instaurado para investigação e identificação dos responsáveis pela invasão. Segundo o delegado de Nova Cruz, Wellington Guedes, o computador invadido foi apreendido para passar por perícia e a investigação, que está em andamento, ocorre em sigilo.

Consultado pela reportagem, o secretário do Gabinete Civil de Nova Cruz, Genilson Alves, disse que questão foi resolvida e que o sistema está normalizado no município. Questionado sobre perda de dados, ele não respondeu.

G1 RN

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Policial

Rolar para cima