Artigo: Os possíveis caminhos da centro-esquerda caicoense nas eleições de 2020

0
114

Por: Genar Lucena

A centro-esquerda caicoense nunca viveu um momento político tão ímpar numa eleição como viverá no pleito de 2020. Em virtude da eleição de Fátima Bezerra (PT-RN) para o governo do Estado, como também de parlamentares como Natália Bonavides, deputada federal, Jean paul Prates, senador, Francisco Medeiros, deputado estadual, e conte-se também Zenaide Maia, que mesmo não sendo filiada a nenhum partido de esquerda, mantém relação muito próxima com esse espectro político, esse grupo dispõe de todas as condições para oferecer uma boa opção ao eleitorado caicoense.

Talvez, pela primeira vez na história política da Terra de Sant’ana, partidos de esquerda estejam, como diz o adágio popular, “com a faca e o queijo na mão” para chegar ao executivo municipal. Mas a política não é uma ciência exata. Existem muitas nuances a considerar. Não é do feitio dos partidos populares disputar o poder pelo poder, antes vem um projeto, que embasa um modo de legislar e de governar próprio da centro-esquerda. Partidos como PCdoB, PT, PSOL, PDT, PSB, entre outros, têm total condição de construir um projeto popular e apresentá-lo à sociedade caicoense, basta que não se sintam atraídos apenas por questões eleitoreiras ou radicalismos, nem se dediquem apenas às bandeiras de luta nacionais, mas sim transformem essas bandeiras em uma proposta concreta para governar Caicó. Alianças com opostos apenas para vencer eleições já se mostrou uma estratégia bastante equivocada em outros momentos.

O fiel da balança, evidentemente, será a Governadora Fátima. Mas como será a participação dela nas eleições 2020 em Caicó dependerá muito da capacidade de articulação e aglutinação das forças que contribuíram para a sua vitória em 2018, principalmente as forças de primeira hora, mesmo que se reconheça a relevante importância de apoios ulteriores.

Mas e quanto aos caminhos a serem percorridos pela centro-esquerda nas eleições vindouras, quais serão? Quais deveriam ser? A resposta é complexa, exige muito debate. Contudo, o principal é que o caminho a trilhar seja construído pelas pessoas e partidos que tenham mais coisas em comum do que antagônicas, que se proponha algo concreto e factível para a sociedade caicoense. Que ousemos lutar e vencer, juntos!

Genar Lucena
Graduado em Administração pela UFRN
Bancário em banco público federal
Suplente de vereador em Caicó/RN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here