Centrão emplaca novo secretário do Ministério da Saúde

O governo federal nomeou nesta sexta-feira (5) o professor Arnaldo Correia de Medeiros para o comando da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A informação está no Diário Oficial da União (íntegra).

O cargo estava vago desde o dia 25 de maio, quando saiu Wanderson Oliveira, remanescente da gestão de Luiz Henrique Mandetta.

O secretário nomeado nesta sexta foi apadrinhado pelo líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB). Arnaldo Correia de Medeiros foi professor do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já dirigiu o Hospital Universitário da instituição.

A Secretaria é uma das principais estruturas de governo para elaboração de ações contra o coronavírus. Ela é responsável por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

O Centrão, bloco informal de centro e direita está em processo de aproximação de Jair Bolsonaro e parte dele já se declara base do governo. Além do PP e PL, já se receberam cargos no governo nas últimas semanas indicados do PSD, Republicanos, PSC e Avante.

Na último dia 28, os partidos foram fundamentais para impedir uma derrota na votação da medida provisória 936/2020 que poderia custar R$ 22 bilhões.

Outros cargos já entregues ao Centrão

Bolsonaro já  atendeu a outras demandas das siglas. Na última sexta-feira (29), a presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, foi entregue para o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Geovanne Gomes da Silva, indicado pelo líder do PSD na Câmara, Diego Andrade (MG).

Fernado Marcondes Leão foi para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (DNOCS). Ele foi indicado pelo líder do PP, Arthur Lira (AL), em acordo com o deputado Sebastião Oliveira (PL-PE), que vai sair do PL e ir para o Avante.

O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), indicou o advogado Tiago Pontes, que foi nomeado para a Secretaria de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional.

O governo também nomeou Garigham Amarante Pinto para a Diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação. Garigham trabalhava há mais de dez anos como assessor técnico da liderança do PL na Câmara.

Em nível regional o PSC  emplacou um aliado no comando da Companhia de Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Pernambuco. O escolhido para a CBTU do Recife é Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que foi secretário municipal no interior do estado.

O advogado Alex Machado Campos foi nomeado no fim de abril para uma das diretoria da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Campos Machado é próximo do deputado André de Paula (PSD-PE), que foi líder da sigla ano passado. No entanto a indicação é creditada ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, de quem Campos Machado foi chefe de gabinete.

Congresso em Foco*

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Politica

Rolar para cima