Pronatec é aprovado pela Comissão de Educação e Cultura

0
105

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) aprovou no início da tarde de hoje (24/8) o substitutivo do deputado Biffi (PT/MS) ao PL 1.209/11, que institui o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego). Para a professora e deputada federal Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura, a presidenta Dilma foi muito feliz ao elaborar o Pronatec, já que ele é um projeto que responde aos desafios do presente de olho no futuro.

Fátima Bezerra lembra que não há mais motivos para que seja adiada a votação, pelo plenário da Câmara, do PL 1.209/11. “Temos de votar este que é um projeto estratégico para o país e consolidar o que já foi aprovado pelas comissões”, cobrou. Ela também elogiou a qualidade do substitutivo apresentado pelo deputado Biffi e demais relatores.

A deputada respondeu as críticas de alguns parlamentares de que o Programa tiraria recursos do ensino profissionalizante gratuito. “Pelo contrário, o investimento das escolas técnicas será ampliado, pois o Pronatec transforma a expansão das IFES em um programa de Estado. Atende, assim, as demandas do ensino profissionalizante, sem abrir mão dos recursos para a educação pública”, destacou. Fátima lembrou que com o governo Lula foram criadas 214 novos Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico e com a presidenta Dilma serão criadas mais 208.

“E é importante não perder de vista a qualidade. E os IFES são um exemplo, pois estamos expandindo a rede mantendo a excelência do ensino”, destacou.

A deputada também destacou o financiamento que o governo federal está fazendo, por meio do programa Brasil Profissionalizado, para que os estados construam as suas redes de ensino médio profissional. “Vou votar com muita tranquilidade a alegria o Pronatec, pois ele é um passo importante para responder a realidade que aí está”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here