Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é definido para 2019

A primeira reunião ordinária do ano 2019 do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) aconteceu nesta quinta-feira (28), na Escola do Governo do RN. Na pauta da 9ª reunião do Conselho, o relatório de ações do ano de 2018 e o planejamento para 2019, além da eleição dos novos dirigentes. A presidência passa a ser ocupada por Juliane Ribeiro, representante da Associação das Mulheres de Axé (AMA) e, a vice, por Giselma Maria Sacramento da Rocha (Giselma Omilê), atual Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC).

Durante os informes, as instituições da sociedade civil e do Poder Público presentes apresentaram as propostas de ações a serem realizadas durante o mês de março. Ao término da reunião, importantes deliberações foram tomadas como a inserção de alterações na lei que implementou o Conselho em 2007, para adequação ao reordenamento da administração pública em curso neste primeiro semestre de 2019.

O Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) se reúne toda última quinta-feira do mês.

Saiba mais

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) é parte integrante da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), e foi criada através da Lei Complementar Estadual nº 340, de 31 de janeiro de 2007.  Ordenada como a organização base do Poder Executivo para assuntos relacionados em ações institucionais, voltadas para planejar e executar políticas de promoção da igualdade racial e de proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos atingidos pela discriminação e demais formas de intolerância, em consonância com a legislação federal e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR).

O CONSEPPIR também é responsável por promover o desenvolvimento social, a erradicação do preconceito étnico-racial, resgatando e mantendo a cultura dos povos milenares, bem como: nos segmentos dos negros, ciganos, indígenas, quilombolas e povos de matriz africana de forma ampla e democrática.

A partir do reordenamento institucional proposto pelo governo Fátima Bezerra, a COEPPIR irá compor o quadro organizacional da nova Secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), cujo projeto de lei aguarda votação na Assembleia Legislativa do RN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.