Desenvolvimento regional é tema do 13º Congresso de Gestão Pública do RN

Com o compromisso de colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento, através da ética, da transparência e da organização administrativa, a governadora Fátima Bezerra falou aos cerca de mil congressistas, na abertura do 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). O evento – cujo tema é “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas” – teve início na tarde desta terça-feira (12) e transcorrerá até a próxima quinta-feira (14).

“Alegria imensa de ver esse auditório lotado para o Congesp e também por termos esta pessoa maravilhosa para fazer a palestra de abertura. Muito obrigada, Tânia [Bacelar], por ter aceito nosso convite. Espero que o congresso contribua para nos inspirar cada vez mais rumo ao nosso compromisso de um RN melhor para todos nós, com cidadania e dignidade”, declarou a chefe do Executivo estadual.  Fátima enfatizou que sua equipe é formada por servidores públicos, todos pautados com a ética e o compromisso público, missão natural enquanto servidores.

A governadora contextualizou que o congresso acontece em um momento bem específico, e mesmo tendo encontrado o Estado em situação de calamidade financeira, conforme decretado logo nos primeiros dias do seu governo, com quatro folhas de pagamento em atraso, os servidores têm recebido o salário dentro do mês trabalhado. “Acabamos com a balbúrdia dos atrasos, pois pagamos religiosamente em dia e esse ano terá 13º no bolso do servidor. Liquidamos o 13º de 2017 e, além disso, continuamos incansáveis na busca de recursos extras para pagarmos os atrasados. E estamos conseguindo como? Não é por milagre, mas é por determinação, foco, seriedade e equipe de excelência”, disse.

Fátima destacou que não bastam as medidas de reordenamento fiscal, através da eficiência de gastos, mas é preciso também manter o foco no desenvolvimento econômico e social para que as ações de governo contemplem toda a população. “Temos de ter políticas sociais para garantir os direitos da população, e devemos manter o olhar para o empregador. E temos certeza de que estamos no rumo certo, pois novas empresas estão chegando. Por meio do diálogo franco, responsável, fizemos mudanças nas políticas de incentivo para atrair mais investimentos e desenvolver mais emprego e renda para a população”, citou. Ela se referiu à transição do programa de incentivo fiscal do governo, que mudou de Programa de Apoio à Indústria (Proadi) para Programa de Estímulo à Industria (Proedi).

A secretária de Estado da Administração (Sead), Virgínia Ferreira, também falou na abertura do Congesp e destacou a importância do encontro. “Nosso desafio será crescer pensando em projetos sociais que coloquem o país no caminho do desenvolvimento”, disse, após fazer breve explanação acerca da conjuntura nacional, da flexibilização da relação de trabalho e da reforma da previdência. Ao final, presenteou a governadora com um pingente enviado pela Sethas (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) em forma de xanana, a flor símbolo da cidade do Natal. As demais palestrantes também receberão o “mimo”.

Além da governadora e da secretária, participaram da mesa de abertura o vice-governador Antenor Roberto; a economista Tânia Bacelar; a ex-ministra das Cidades, Inês Magalhães; a deputada estadual Isolda Dantas, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza; o subsecretário de Recursos Humanos, da Sead, Ediran Teixeira; e o diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista.

Na plateia, formada por gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais, administradores, pesquisadores, profissionais liberais e estudantes, também estavam secretários de estado e diretores de autarquias que compõem o Governo do RN, como Jaime Calado (Sedec), Arméli Brennand (Mulheres), Roberto Linhares (Caern), Pablo Cruz (Cehab), Solange Portela (Setur), Rosângela Fonseca (Datanorte), Nereu Linhares (Ipern), dentre outros.

A promoção é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Até a próxima quinta-feira, profissionais renomados e especialistas ministrarão conferências e apresentarão estudos de caso relevantes em áreas inerentes da gestão pública, como a economista pernambucana Tânia Bacelar, eleita Personalidade Econômica do Ano 2018 pelo Conselho Federal de Economia, e a ex-ministra Inês Magalhães.

O Congesp é um dos mais consolidados eventos da área de Gestão Pública em todo o Brasil, tendo edições realizadas em todos os anos desde 2007 e causando grande repercussão entre os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas serem focadas nas demandas de nossa sociedade. É destinado, principalmente, para gestores e servidores públicos de todas as esferas do Poder Público, além de estudantes e outros profissionais. Os servidores públicos da rede estadual que tiveram sua participação confirmada  foram isentos da taxa de inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.