Educação na pandemia: governadora discute tema em evento da Semana Freireana

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta sexta-feira (18), da Plenária virtual do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE). O evento faz parte da Semana Freireana de Lutas pela Vida e pela Educação Pública, que acontece desde o dia 14 deste mês e segue até o dia 23 de setembro, homenageando Paulo Freire, educador, filósofo e pedagogo reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira.

Professora por formação e profissão, Fátima Bezerra ressaltou em suas palavras iniciais a importância da plenária em um momento de tantos retrocessos e desmontes da educação nacional. “Continuo a defender a educação como direito de todos e dever do estado, direito duramente conquistado na Constituição de 1988. Tenho orgulho em ter participado como parlamentar, representando o Congresso Nacional, do movimento de organização do Fórum Nacional de Educação e afirmar que nos unimos na luta em defesa de um projeto de educação de natureza pública, gratuita, laica, democrática, emancipatória, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada e este continua sendo meu projeto no Estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou.

No tocante à pandemia do novo coronavírus e a aulas presenciais no Rio Grande do Norte, a chefe do Executivo Estadual lembrou que o estado foi um dos primeiros a suspender as atividades. “Em 18 de março publicamos o primeiro Decreto de suspensão das atividades. Sempre na expectativa do retorno, chegamos a publicar quatro decretos e decidimos que as atividades presenciais só retornam em 2021. O mais importante é a preservação da vida. Eu não vou colocar em risco a vida dos professores, alunos e pais. E essa decisão foi baseada no Comitê Científico da Secretaria de Saúde”, destacou Fátima.

RETORNO ORIENTADO DAS AULAS

Na ocasião, a gestora falou sobre a elaboração do Documento Potiguar com as Diretrizes para Retomada das Atividades Escolares nos Sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Rio Grande do Norte, cujo objetivo é orientar os dois sistemas de educação do RN na elaboração de protocolos e normas para o enfrentamento da crise sanitária provocada pelo coronavírus, com desdobramentos e tomadas de decisões alusivas à educação, incluindo a retomada das atividades presenciais nos Setores Administrativos e Unidades Escolares do RN.

A plenária contou com a participação do Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, da Deputada Federal Professora Rosa Neide, entidades nacionais do campo educacional e autoridades sanitárias, como representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fazendo uma apresentação sobre as ações sanitárias no âmbito da educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.