Fátima reforça cuidados de prevenção à Covid em celebração aos mártires de Cunhaú e Uruaçu

Pela primeira vez, missa que marca a data não teve participação do público e foi transmitida online

Neste sábado, 03 de outubro, data na qual é lembrada a canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, e Protomártires do Brasil, a governadora Fátima Bezerra participou de missa celebrada pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, em São Gonçalo do Amarante, no monumento aos mártires na comunidade de Uruaçu.
Este ano, devido à pandemia, o evento não teve participação do público e foi realizado apenas para 66 padres com atuação na capital e autoridades. A celebração teve transmissão ao vivo pelas redes sociais. Para evitar visitações e aglomerações no local, o Governo do RN apoia a fiscalização da região por meio das forças de Segurança do Estado.

Convidada a se pronunciar, a governadora saudou o clero e falou da importância de cada um cumprir sua missão: “Neste tempo tão difícil de pandemia, quando milhares de famílias perderam entes queridos, é preciso ter coragem, sentimento, sabedoria e discernimento para cuidar mais e melhor do nosso povo e da saúde pública. Lembro que ainda é preciso cuidado para evitar contrair o vírus e continuarmos a retomada da economia”.

Fátima Bezerra completou sua fala lembrando do esforço do Governo nestes meses de pandemia: “Tomamos medidas acertadas no enfrentamento à Covid-19 garantindo rede hospitalar com 567 leitos para salvar vidas, o bem mais precioso que Deus nos deu. Por isso coloquei em primeiro lugar cuidar da saúde do povo. E, graças a Deus, há algumas semanas, estamos colhendo os frutos dessas medidas. Creio que os santos mártires vão nos proteger e garantir essa travessia em um momento tão difícil que o Brasil e o mundo enfrentam. Vamos continuar trabalhando juntos para levar melhorias ao nosso povo”.

O arcebispo Dom Jaime registrou que a celebração reforça a espiritualidade para o clero e que, diante da pandemia, “todos sofremos as consequências, inclusive com mortes. Devemos nos interrogar sobre o que Deus tem a nos falar e sobre aspectos da nossa vida. O mundo não é mais o mesmo, nem será. Devemos resignificar valores, fazer prevalecer a fé, recomeçar e agradecer por estarmos vivos. Sempre valorizando a condição humana e a família. Tudo o mais passa e se destrói. Devemos dar respostas novas ao dia a dia”.

O ano de 2020 marca 375 anos do martírio que ocorreu no Rio Grande do Norte, em duas datas: 16 de julho, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, e, no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

Neste ano, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte antecipou o feriado estadual do dia 3 de outubro para o dia 12 de junho. A medida foi editada no Decreto Nº 29.752, de 10 de junho de 2020, com o objetivo de colaborar para o aumento da taxa de isolamento social no estado, uma das medidas mais efetivas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Na celebração a governadora foi acompanhada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado e pelo diretor-geral do DER, Manoel Marques. Também compareceram o prefeito de São Gonçalo, Paulo Emídio, seu vice-prefeito, Eraldo Paiva, e Vagner Araújo, secretário de Desenvolvimento daquele município.

SOBRE OS PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

Em 16 de julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares, durante uma missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, região agreste do Rio Grande do Norte.
Quase três meses depois, no dia 3 de outubro, aconteceu outro martírio, na qual 80 pessoas foram mortas por holandeses, na comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Os massacres foram motivados aos fiéis católicos por causa da intolerância do protestantismo calvinista dos invasores.

Os Padres Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros foram beatificados na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo então Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II.

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. Em 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, instituindo o feriado. Localizado na comunidade rural de Uruaçu, o Monumento dos Santos Mártires conta com o santuário religioso, templo da devoção do povo São-gonçalense, erguido para homenagear os primeiros Santos Brasileiros e Padroeiros do Rio Grande do Norte.

O Monumento tornou-se local de devoção aos Santos do Brasil canonizados em 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco na praça São Pedro no Vaticano. O espaço é aberto aos turistas e religiosos com missa aos Domingos as 10h30min e todo dia 3 de cada mês as 15h é celebrada missa e adoração aos Santos Mártires. No dia 3 de outubro é comemorado o feriado estadual em comemoração ao dia dos Santos Mártires de Uruaçu, recebendo milhares de fieis.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima