Governo do Estado finaliza obras do Praia-Mar

Após 12 anos, o complexo residencial Praia-Mar foi finalmente concluído. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab-RN), entregou as últimas casas aos seus reais proprietários com infraestrutura composta por espaço de convivência com praça, quadra esportiva, sede do conselho comunitário e lagoa de captação. Além disso, com um investimento de mais de R$ 3,5 milhões, foram recuperadas e readequadas mais de 30 residências. No total, o complexo recebeu o investimento de R$ 7 milhões.
Localizado na zona Oeste de Natal, entre bairros considerados socialmente vulneráveis, o Praia-Mar teve ação iniciada em 2008 quando as famílias foram cadastradas para um projeto de erradicação de favela. A ideia da então chamada “Comunidade Mor Gouveia” era abrigar os moradores da extinta “Favela do Fio”, uma das principais da capital. Desde então as casas do conjunto passaram por sucessivas invasões ao longo dos anos, com situação regularizada somente em 2019, a partir da atuação do serviço social e de regularização fundiária da Cehab.
Após a finalização dos serviços de construção, urbanização, pavimentação e infraestrutura, o Praia-Mar passou por vistoria da Caixa e da Secretaria Estadual de Infraestruta (SIN) e, a partir de agora, passa à gestão municipal. O Conselho Comunitário será o responsável pela conservação e administração da sede, localizada no coração do conjunto composto por 202 moradias.
Com a entrega das últimas casas, pessoas simples como dona Lindineide Fonseca, dona de casa que há anos aguardava a moradia, pôde finalmente receber o seu imóvel na rua Marlin. A alegria foi tanta que ela se ajoelhou diante do sonho realizado. “Esperei muito, muito por isso”, disse emocionada. Agora, a Cehab deve concluir todo o processo com o registro definitivo das escrituras que já estão em cartório.

“Para nós da Cehab é muito importante vermos finalizadas as múltiplas ações do Governo no Praia-mar. Levamos dignidade e infraestrutura para uma comunidade sensível, uma população de várias formas vulnerável. Foi na comunidade que desenvolvemos o premiado projeto de Trabalho Técnico Social que capacitou dezenas de moradores e também implementamos a regularização fundiária com a entregas de títulos. Agora, os moradores poderão também usufruir de espaços comuns de esporte e lazer”, destacou o diretor-presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins.

HISTÓRICO

O complexo Praia-Mar está localizado em Natal, entre os bairros de Felipe Camarão, Bom Pastor, Jardim América e Cidade da Esperança. O projeto, à época chamado “Comunidade Mor Gouveia”, foi iniciado em 2008 com o cadastro das famílias e com o objetivo de abrigar os moradores da extinta “Favela do Fio”. O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e possui contrapartida do Governo do Estado. Ao longo dos anos, o empreendimento foi invadido e teve as moradias reintegradas aos proprietários por direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.