Governo prepara lançamento de edital para produção audiovisual no RN

0
72

O governo do estado lança no próximo mês de junho o Cine RN, um edital para viabilizar a produção audiovisual em todo o Rio Grande do Norte. O lançamento está sendo trabalhado pela Fundação José Augusto e acontecerá no evento Curta Caicó. “Promover os nossos valores, nossa cultura, a educação, os direitos e a cidadania também é prioridade do nosso governo”, declarou a governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira, 22, ao receber a confirmação feita pelo presidente da Fundação José Augusto – FJA, Crispiniano Neto.

Na ocasião a governadora também recebeu convite para participar do lançamento da segunda temporada da websérie Septo, produção norte-rio-grandense do coletivo Caboré Audiovisual, que acontece no próximo sábado, 25, às 16h, na Fundação Capitania das Artes.

Septo é a primeira websérie genuinamente potiguar. Ganhou premiações em eventos internacionais como o Webfest Buenos Aires, Rio Webfest e SP Webfest. E também foi exibida em festivais na Alemanha, Estados Unidos e Coreia do Sul.

A produção trata da temática LGBT, centrada no relacionamento da triatleta Jéssica, interpretada por Alice Carvalho – estudante do curso de Artes Visuais da UFRN -, e a surfista Lua, personagem da jornalista e atriz Priscilla Vilela.

A segunda temporada foi viabilizada pelo edital Rumos Itaú Cultural e patrocínios diretos e indiretos. O lançamento nacional será no dia 27, pelo canal Brasileiríssimos no Youtube.

Ao receber o convite Fátima Bezerra parabenizou a iniciativa do coletivo Caboré e o trabalho de todos envolvidos e declarou: “O Rio Grande do Norte e o Brasil precisam de mais cultura, de mais livros e de mais afeto. A arte, a cultura, produções como esta contribuem parda que as pessoas possam refletir, ampliar conhecimentos, vencer discriminações e ampliar barreiras”.

OUTRAS AÇÕES

O presidente da FJA, Crispiniano Neto anunciou ainda várias iniciativas do órgão como a nova edição comemorativa dos 60 anos do livro “O Arado”, de Zila Mamede, com data de lançamento a ser confirmada, a conclusão das adaptações exigidas pelo Corpo de Bombeiros para reabertura do Teatro Adjuto Dias, em Caicó e ações para concluir a caixa cênica do Teatro Alberto Maranhão, em Natal.

O coordenador da Câmara Setorial do Audiovisual da FJA, Artur Henrique Medeiros explica que o edital irá contemplar produção de curtas e longas metragens e tradução em Libras para obras já realizadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here