Governo vai promover palestra para projetar o papel das bibliotecas em 2020

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), vai realizar no dia 09 de dezembro, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), a palestra “Por que falar em Bibliotecas Escolares no Século XXI?”. O evento marca o também o encontro anual das instituições participantes do Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte (BIB-RN). Aberto ao público em geral, os interessados podem se inscrever preechendo o formulário de inscrição disponível abaixo.

O intuito do evento é proporcionar uma reflexão no âmbito da ciência da informação sobre o papel das bibliotecas na atualidade, especialmente daquelas vinculadas a organizações públicas, as quais devem, a todo o momento, se repensar e se atualizar para conseguir cumprir com suas atribuições, entre elas o fomento à leitura e à pesquisa. “As bibliotecas propiciam um ambiente para divulgação da cultura e incentivo ao hábito de leitura, Temos que valorizar esses espaços”, destaca a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

A palestra será ministrada pela doutora em Ciência da Informação, Gabrielle Francinne Tanus, que é professora do Departamento de Ciência da Informação e vice-coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFRN. Em sua apresentação, a palestrante vai tratar sobre como as bibliotecas podem continuar oferecendo serviços informacionais de excelência diante das transformações de um mundo cada vez mais tecnológico.

O evento é realizado em parceria com o Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi), que é o sistema gerenciador do conteúdo digital do Portal de Bibliotecas do RN, cuja finalidade é promover a difusão do acervo de cada instituição participante.

“Queremos reunir professores, bibliotecários, pedagogos, escritores, além de qualquer usuário de biblioteca, para debatermos juntos a inovação. A ideia é reiterar a importância da Rede BIB-RN, mostrar o estamos fazendo, como podemos melhorar os espaços e de que forma os serviços informacionais beneficiam não só os pesquisadores, mas também o próprio Governo”, explica Janeide Dantas, sócia-diretora do Siabi.

No evento, serão destacadas também as ações do Executivo para os próximos anos no que se refere à área de Biblioteconomia. A programação terá ainda a apresentação das experiências das bibliotecas da UERN, do IFRN e do Tribunal de Contas do Estado. Haverá ainda momentos com dinâmica e estande com livros e periódicos.

Portal BIB-RN

O Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte tem como finalidade contribuir para o fortalecimento das bibliotecas que se beneficiam com as vantagens da catalogação cooperativa e do compartilhamento de informações, promovendo a difusão do acervo de cada instituição participante. Por meio do BIB-RN, as pessoas podem pesquisar livros e documentos de forma mais rápida, além de realizar buscas filtradas de cada instituição cadastrada.

Atualmente 23 instituições participam da REDE BIB-RN. No entanto, outras instituições que possuem bibliotecas ou projetos para implantação de bibliotecas/acervos também podem integrar o Portal, aproveitando o benefício das vantagens da catalogação cooperativa, compartilhando informações, agilizando processos e diminuindo custos, além de difundir os próprios conteúdos de caráter bibliográficos.

INSCREVA-SE

Palestra “Por que falar em Bibliotecas Escolares no Século XXI?”
Encontro anual das instituições participantes da REDE BIB-RN.

Data: 09 de dezembro
Horário: 8h às 12h
Local: Escola de Governo

Inscrição aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.