Licenciamento de veículos de placas finais 3 e 4 deve ser pago dias 19 e 20

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa que o pagamento da taxa de licenciamento de veículos com placas de finais 3 e 4 estão com os vencimentos programados para acontecer hoje (19) e amanhã (20), respectivamente. Para essas mesmas datas, também está programado o vencimento da Taxa de Proteção contra Incêndio, Salvamento e Resgate em via Pública, que é destinada ao Corpo de Bombeiros Militar do RN. Apesar de precisar seguir os prazos de pagamento, os motoristas não devem se preocupar em portar o documento de 2020, uma vez que o CRLV de 2019 continua válido até, pelo menos, o mês de Setembro, dependendo da terminação da placa do veículo. A entrega presencial do documento de CRLV está suspensa nas unidades do Detran.

A decisão do Detran como medida temporária de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) é que os usuários paguem a taxa relativa ao envio pelos Correios uma vez que a entrega do CRLV está suspensa nas unidades do órgão. “É uma maneira de reduzir o atendimento presencial e evitar aglomeração de pessoas nesse momento em que vivemos a Pandemia do Coronavírus”, explica Celeyde Diniz, Subcoordenadora de Registro de Veículos do Detran.

“Queremos relembrar que o CRLV 2019 continua válido e nenhum motorista precisa portar o documento do veículo de 2020. O condutor deve somente cumprir as datas de pagamentos, retirando os boletos no site www.detran.rn.gov.br, no ícone Veículos”, detalha a Subcoordenadora de Registro. 

RENOVAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS
ALGARISMO FINAL DA PLACAVENCIMENTO DA TAXA DE LICENCIAMENTOVALIDADE DO CRLV 2019
117/FEVATÉ SETEMBRO
218/FEVATÉ SETEMBRO
319/MARATÉ OUTUBRO
20/MARATÉ OUTUBRO
515/ABRATÉ OUTUBRO
616/ABRATÉ NOVEMBRO
706/MAIATÉ NOVEMBRO
807/MAIATÉ NOVEMBRO
904/JUNATÉ DEZEMBRO
005/JUNATÉ DEZEMBRO

A taxa do licenciamento de veículo do RN custa R$ 90 e é uma das menores do Brasil, o valor independe do ano ou categoria do enquadramento do transporte automotor. Esse mês a quitação deve ser realizada pelos proprietários de 274.867 veículos, o que corresponde a 20,31% da frota do Rio Grande do Norte. Segundo dados do setor de Estatística do Detran, há 1.353.180 veículos registrados no RN, sendo Natal (419.000), Mossoró (170.439) e Parnamirim (110.697) os três primeiros municípios no ranking de maior quantidade absoluta de automóveis.

O Detran alerta que desde o ano de 2019 não está mais emitindo o carnê físico, que antes era enviado aos endereços dos proprietários de veículos cadastrados no sistema do Órgão. Agora o boleto de pagamento do licenciamento, como também do IPVA, seguro DPVAT e Taxa dos Bombeiros, é emitido digitalmente, podendo o cidadão ter acesso pelo site do Detran (www.detran.rn.gov.br), nas agências do PágFácil, e, para os clientes do Banco do Brasil, diretamente no caixa eletrônico ou aplicativo BB. 

A taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores angariados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações empreendidas pela Instituição no estado. 

Boleto Digital – Site

No site do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – boletos, infrações, débitos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. 

Boleto Digital – PágFácil

Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.O calendário de pagamento da taxa licenciamento tem seu término programado para o mês de junho, no caso dos carros com placas finais 9 e 0.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima