Reforma e ampliação em 40 escolas é investimento de R$ 87 milhões

Neste dia 15 de outubro, no qual se comemora o dia do professor, a governadora Fátima Bezerra, deu continuidade às visitas de vistoria iniciada ontem às escolas da rede estadual de ensino que passaram por reformas em Natal. Na manhã desta quinta-feira, ela visitou três escolas, uma em Pajuçara, na zona norte, e duas no conjunto Pitimbu e Cidade Satélite, na zona sul. Ontem, ela vistoriou outras três escolas nos bairros de Cidade da Esperança e Mãe Luíza.

“No dia do professor celebramos estas reformas que proporcionam ambiente educacional acolhedor. Isto traduz o compromisso do Governo com a educação. Estas novas estruturas significam respeito e dignidade ao nosso povo. Isso aqui é dinheiro público e não poderíamos aceitar o mal feito. Estamos cumprindo todas as normas da legislação e oferecendo instalações modernas, adequadas e equipadas para o ensino de qualidade. É como se estivéssemos construindo de novo, como merece a nossa população”, afirmou Fátima Bezerra, professora estadual por profissão, na visita à Escola Zila Mamede, no conjunto Pajuçara.

A reforma na Zila Mamede está 70% executada e será concluída em dezembro próximo. A unidade atende 700 alunos e conta com 10 salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, três laboratórios, anfiteatro, salas para professores e administração, quadra de esportes coberta. Segundo a diretora Adriana Jerônimo de Lima, a escola não parou neste período da pandemia da Covid-19. Os alunos estão tendo aula de forma remota através do aplicativo Zoom. “Nossos alunos continuam tendo aulas, inclusive preparação para o IFRN, UFRN, Enem, curso de libras, tudo pelo aplicativo”, informou e acrescentou que “a reforma era esperada pela comunidade escolar há muito tempo”.

O secretário de Educação Getúlio Marques explicou que, além de ampliar os espaços e oferecer instalações adequadas, as reformas nas escolas valorizam o professor e a comunidade. O Governo está reformando, ampliando e equipando 40 escolas em todo o Estado. O investimento é de R$ 87 milhões com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial que financia o Programa Governo Cidadão. Secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (SEGRI) e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro afirmou que os projetos das escolas passaram por reestruturação e adequações visando corrigir impropriedades. As reformas estarão concluídas até o final deste ano e incluem também a entrega de equipamentos, inclusive a climatização de todas as unidades.

PITIMBU

A Escola Estadual Vale do Pitimbu foi criada em 1988, a partir do canteiro de obras instalado para a construção das casas no bairro. O objetivo era alfabetizar os trabalhadores. Hoje, a escola atende 205 alunos do ensino fundamental 1 e conta com uma estrutura nova, moderna, laboratórios de ciências e robótica, e oferece educação especial. A diretora Carla Patrícia disse que as novas instalações são uma conquista para a sociedade e para a escola que existe há 32 anos. Com as obras concluídas, a Escola Estadual Vale do Pitimbu aguarda apenas o redimensionamento da rede elétrica pela Cosern e a superação da pandemia para voltar a receber os alunos.

Secretária da escola Vale do Pitimbu há 30 anos, a servidora Maria Ideíldes de Lucena Melo disse ter feito uma promessa de só se aposentar quando a escola fosse reformada. “Essa reforma é um sonho realizado. Aqui atendemos a comunidade, inclusive de bairros vizinhos. E agora, com toda esta nova estrutura, vamos poder desenvolver um trabalho ainda melhor”, afirmou.

CIDADE SATÉLITE

No conjunto Cidade Satélite, o programa de reformas beneficia a Escola Estadual Djalma Aranha Marinho que atende alunos do ensino fundamental 1 e 2 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. A unidade tem 596 alunos, 8 salas de aula, salas de vídeo, artes, biblioteca, sala de professores, laboratórios de informática e ciências.

“Estamos felizes, gratos e animados. A reforma era muito necessária, porque os problemas chegaram a provocar nossa transferência para o Caic”, disse a coordenadora Isabela Flor. O diretor Cláudio Eduardo reconheceu que “a escola e o alunado necessitavam de melhorias. E, agora, temos uma estrutura melhor até mais do que algumas escolas da rede privada. Com este investimento do Governo, avançamos para consolidar a escola pública de qualidade, com ensino de excelência”.

No contato com professores e servidores da Educação, a governadora disse que está visitando as escolas e fiscalizando a execução das obras. “Estamos fazendo um grande investimento. Quando assumimos a administração encontramos, além da crise fiscal e financeira, muitos problemas relacionados aos projetos. Foi, e está sendo, preciso muito trabalho para desatarmos nós e corrigirmos projetos mal feitos, enfrentamos a burocracia. Mas agora estamos concluindo as obras e vamos entregar uma conquista de grande valor para a população, escolas com ambiente acolhedor, equipadas, climatizadas. Nossa presença em cada escola é para reafirmar o compromisso com a educação e resolver pequenas pendências nas obras por que tudo tem que ser de boa qualidade e funcional”, afirmou. Ela informou ainda que o Plano de Cargos e Salários da categoria será atualizado e regularizadas as promoções por títulos.

Também acompanharam as visitas o vice-governador Antenor Roberto e os secretários estaduais: Getúlio Marques (Educação), Fernando Mineiro (Gestão e Metas), Márcia Alves (adjunta de Educação), Socorro Batista (adjunta do Gabinete Civil) e o subsecretário da Juventude (Semjidh), Gabriel Medeiros.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima