Segurança hídrica: Governo discute Programa Água Doce

0
38

A governadora Fátima Bezerra discutiu, no início da tarde desta quarta-feira (19), o andamento do Programa Água Doce (PAD) no Estado com o diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e coordenador nacional do Programa Água Doce (PAD), Renato Saraiva.

“No contexto das obras de convivência com a seca, este programa tem se revelado muito inteligente e viável, pois as tecnologias implantadas tem um ótimo custo benefício”, afirmou Fátima Bezerra.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, frisou que o RN se destaca na gestão dos dessalinizadores pelos moradores das comunidades beneficiadas pelos equipamentos implantados por meio do Programa. “Em paralelo às grandes obras hídricas, essas tecnologias garantem mais infraestrutura aos municípios do semiárido”, disse.

O convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é de R$ 24 milhões com o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização para municípios do semiárido, os quais possuem baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA). Ao todo, o convênio contempla 103 dessalinizadores, 68 já instalados, beneficiando mais de 30 mil pessoas.

Atualmente, 11 obras estão em andamento nos municípios Pureza, Macau, João Câmara, Pedro Avelino, Pendências, Governador Dix-Sept-Rosado, Janduís, São Miguel do Gostoso e Parazinho.

Para Renato Saraiva, a reunião foi um “momento de nova gestão, de afirmação da parceria”. Ele aproveitou a oportunidade para convidar o Governo do RN a participar do Encontro Nacional do Programa Água Doce que será realizado no próximo dia 27 de novembro. O evento reunirá as comunidades beneficiadas em todo o Nordeste e os principais operadores, apresentando os índices econômicos e sociais sob a abordagem da segurança hídrica.

Antes do encontro nacional já estão sendo realizados os estaduais. No RN, o VI Encontro Estadual do PAD acontecerá no dia 27 de junho de 2019, às 9h no auditório da Escola de Governo. Com o foco na saúde e educação, ele traz como tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização”.

Também participaram da reunião o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro; a consultora do MDR, Solange Santos; representantes do Igarn e da Caern.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here