Sesap anuncia medidas após confirmação do primeiro caso de coronavírus no RN

“A história natural da doença está se construindo ao vivo, em menos de três meses”. A afirmação do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, foi feita durante entrevista concedida à imprensa, na manhã desta sexta-feira, 13, para tratar das medidas adotadas após a confirmação do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.

A paciente teve o diagnóstico confirmado pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19, e está em isolamento domiciliar em Natal, seguindo as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde. A mulher de 24 anos apresentou os sintomas durante viagem à Europa, onde esteve na França, Itália e Áustria. Deu entrada no Hospital Giselda Trigueiro no dia 1º de março com febre, tosse seca, obstrução nasal, dores no corpo e discreto desconforto respiratório. Após dois dias de internação em isolamento, está em casa, sem sintomas. Como medida de prevenção, outras 17 pessoas que viajaram em assentos próximos estão sendo monitoradas.

“No recebimento de um caso suspeito, de imediato os serviços de saúde que acolhem o paciente devem isolá-lo e adotar todas as medidas de protocolo assistencial, fazendo a coleta da amostra e encaminhando para o Laboratório Central, em Natal. A notificação deve ser formalizada pelo link disponibilizado pelo Ministério da Saúde e a partir disso todos os processos de verificação de datas de viagem, início de sintomas, percurso desde o retorno da viagem até o adoecimento são feitos para que se consiga trilhar a lista de pessoas que entraram em contato com o paciente”, explicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi.

O secretário Cipriano Maia lembrou que a confirmação do caso demanda um novo tipo de atenção, com responsabilidade, cuidado e união entre os serviços para obter os melhores resultados e evitar óbitos. “Não há recomendação para suspender atividades regulares, como escolas e pequenos grupos de turismo, mas de imediato é recomendada a suspensão de atividades de massa com grande número de pessoas”. Ele informou que será discutida com o Governo do Estado a emissão de um decreto que recomende o cancelamento de eventos de massa a partir de 100 pessoas. “É a medida correta com base nas recomendações que temos hoje”.

Até essa sexta-feira, 13, o RN está com 17 casos classificados como suspeitos, para os quais foram adotados os procedimentos de investigação epidemiológica e coletadas as amostras, que estão sendo analisadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

O infectologista André Prudente afirmou que não há motivo para pânico, e lembrou que o exame precisa ser feito apenas por quem apresenta sintomas. “É um exame caro e quem não apresenta sintomas não deve fazer sem necessidade, para não acabar faltando kit para diagnóstico de quem realmente precisa”. Ele ressaltou que pessoas com febre, sintomas respiratórios e histórico de viagem ao exterior devem procurar os serviços de saúde.

A gestão da Sesap está mobilizada em torno da infecção pelo novo coronavírus desde o mês de janeiro, quando foi reativado o Comitê de Emergências em Saúde Pública. O Plano de Contingência foi publicado em 10 de fevereiro e vem sendo atualizado de acordo com a evolução epidemiológica da doença. As ações são articuladas entre a gestão estadual e municipal.

A rede estadual de saúde contará com dez hospitais de referência, para onde devem ser encaminhados os pacientes com necessidade de internação. Os profissionais da rede básica de saúde, hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão capacitados para adotar os protocolos de atendimento a pessoas que possam se enquadrar como suspeitos de contaminação pelo Covid-19.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, informou que a SMS/Natal qualificou mais de mil profissionais e está tomando medidas para qualificar a atenção primária. “Cinco unidades básicas nos distritos sanitários abrirão em horário estendido, e os equipamentos de proteção individual estão sendo distribuídos nas UPAs”, afirmou.

Hospitais estaduais de referência no RN

Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e Hospital Coronel Pedro Germano, em Natal; Hospital Regional Tarcísio Maia e Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró; Hospital Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, Hospital Telecila Freitas Fontes, em Caicó, e Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima