Alunos de escolas de Jucurutu participam do Programa Água Nossa

0
39

“O que entendi da palestra é que nós devemos cuidar da água, pois ela é finita e pode acabar. Não é só para a gente, mas para todos. Então devemos cuidar dela, não desperdiçar, ao contrário, economizar e dar valor, porque sem ela não vivemos. Temos que comer, beber… E é através dela que isso acontece”. O depoimento é de Maria Clara da Silva, 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Estadual Antônio Batista, na cidade de Jucurutu.

O programa Água Nossa foi criado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) com o intuito de levar educação ambiental, com ênfase nos recursos, para os mais diversos públicos, desde escolas das redes estadual, municipal e privadas, até Comitês de Bacias Hidrográficas e usuários de água em geral. Nesta quinta-feira (21), o programa está passando por escolas das redes estadual e municipal da cidade de Jucurutu, como parte da programação da Semana do Dia Mundial da Água, que terá seu ápice nesta sexta-feira (22), na comunidade de Barra de Santana, localizada próxima à construção da barragem de Oiticica.

Vanuza de Medeiros Araújo, diretora da Escola Estadual Antônio Batista ficou sabendo do Água Nossa por meio das redes sociais do Igarn e ressalta a importância da vinda do programa para o interior do Estado. “A vinda do programa para a escola é muito importante, pois a cidade será contemplada com a barragem de Oiticica e a população tem que ter a consciência de como tratar a água para não desperdiçar, quando está em período de seca praticamente não tem água”, disse.

A instrutora do Água Nossa, Vanessa Bernardo, explica que, a forma como as informações sobre recursos hídricos são transmitidas para as crianças e adolescentes, mesclando palestra com atividades lúdicas, facilita a assimilação tanto dos próprios alunos, quanto de adultos. “A partir do momento que você traz essas informações para dentro da sala de aula, as crianças, adolescentes e até os adultos assimilam de uma forma diferente, por mais que os professores tratem o assunto em sala de aula, quando alguém de um órgão que cuida do assunto vem falar sobre a importância da água.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here