Fecomércio abre oficialmente a 11ª Aldeia Sesc Seridó

0
59

Com a presença da presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, Íldica Vale, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, promoveu, nesta sexta-feira, 4, a abertura da 11ª edição da Aldeia Sesc Seridó, em Caicó. O evento tem programação gratuita que deve se estender por todo o mês de outubro e propõe a exposição das mais diversas artes, entre teatro, música, literatura e audiovisual.

O objetivo é promover e estimular o desenvolvimento da cultura norte-rio-grandense, abordando temas regionalistas, sobretudo do Seridó potiguar. Contudo, existe a possibilidade do intercâmbio cultural, tendo em vista, a presença de artistas de outros estados e espetáculos de reconhecimento nacional, como Sonora Brasil e Palco Giratório.

A abertura oficial contou com apresentação do cordelista caicoense Edcarlos Medeiros, que falou por cordel sobre toda a programação do evento. Logo em seguida, os presentes assistiram a apresentações musicais, dos artistas Rodolfo Lopes e Jonas Linhares. Os convidados participaram ainda de um café da manhã ao som da fanfarra dos alunos do Sesc Cidadão. Em paralelo, na Casa de Cultura Popular teve início a exposição “A Estrada é Longa”, de Lucas MDS.

O diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgílio destacou a satisfação do Sistema Fecomércio em realizar mais uma edição da Aldeia Sesc Seridó, lembrando o sucesso de edições passadas, com espetáculos que deixaram Caicó e se apresentaram em todo o Brasil.

“Mais uma edição que nos deixa muito felizes pela participação do povo seridoense e prestigiada por várias instituições públicas e privadas. Isso demonstra o respeito com o evento e com a Fecomércio, que mesmo com um recurso reduzido consegue realizar um evento de tamanha qualidade e sem verba pública. O Sesc tem a missão de prestigiar as mais diversas regiões do estado em nossos cinco programas”, comentou.

Fernando citou ainda os espetáculos ocorridos na quinta-feira (3), quando teve início as apresentações da Aldeia Sesc Seridó 2019, com a peça “Sob o Sol”, do grupo Cia Arte e Vida, e o espetáculo alagoano “Realidade Apropriada Libera Evidências – R.A.L.E.”, do projeto Palco Giratório. “Estamos todos encantados com as apresentações já realizadas. Vivemos um marco na cultura do RN e com importância nacional”, finalizou.

A solenidade de abertura contou, ainda, com as presenças do diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; do analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Tiago Portela Otto, e do prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros, além de representantes de entidades, órgãos públicos e artistas.

Atrações da Aldeia Sesc

Neste sábado (5), além da abertura oficial, na parte da tarde, a partir das 14h, ocorrerá as apresentações do Sonora Brasil Sesc, que neste ano traz para o RN quatro grupos indígenas dentro da temática “A Música dos Povos Originários”. Os grupos são das etnias Guarani Mbya e Kaingang, do Rio Grande do Sul, e Paiter Surui e Karitanas, de Roraima.

Às 16h, começa o cortejo com filarmônicas, grupos e artistas potiguares, o qual culminará em um concerto com todas as filarmônicas convidadas, apresentações de dança com grupos folclóricos como “Os Negros do Rosário” e a “Fanfarra da Escola EECCAM”, com participação dos artistas do Palco Giratório e Sonora Brasil. A noite culminará em uma apresentação final da Grande Filarmônica Sesc Seridó, a união de todos os músicos das Filarmônicas convidadas executando um único repertório.

Serviço:

O quê? 11ª Aldeia Sesc Seridó realiza programação cultural gratuita
Onde? Sesc Caicó e Centro Cultural Adjuto Dias
Quando? De 3 a 30/10
Programação completa? sescrn.com.br
Evento gratuito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here