Governo do Estado comemora Dia Mundial da Água na obra da Barragem de Oiticica

0
83

Na próxima sexta-feira (22/03) é celebrado o Dia Mundial da Água. Neste ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas é “Água para Todos”, lembrando que este bem é um direito humano. Para celebrar a data, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizará um evento na comunidade Barra de Santana, Zona Rural do município de Jucurutu. Assim, o Seridó será o centro das discussões hídricas estaduais.

Ao levar a agenda do Dia da Água para a comunidade, junto das obras da Barragem de Oiticica, o Governo reafirma o compromisso sugerido pela ONU de levar água para todos. Durante toda o dia, as discussões estarão centradas no tema recursos hídricos. O evento, que é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com Movimento dos Atingidos e Atingidas pelo Construção da Barragem de Oiticica, a Diocese de Caicó / SEAPAC, as Prefeituras Municipais de Jucuru, São Fernando, Jardim de Piranhas e Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Piancó-Piranhas-Açu, tem como tema “Água: um direito humano e um bem comum da natureza”.

A programação do Dia Mundial da Água terá início às 8h, com a apresentação cultural do Bloco do Magão, que tocará machinhas carnavalescas com o tema água. Na sequência, o grupo Trapiá Cia Teatral com a peça “Chico Jararaca” – As histórias desse cangaceiro seridoense que entre tantos rebuliços se preocupa com a escassez hídrica no Bioma Caatinga. Durante todo o evento, uma estrutura com tendas levará informações sobre o andamento da obra, uso racional da água, gestão de licenças e outorgas de água, tecnologias de convivência com o semiárido, além atividades culturais e degustação de produtos regionais.

Com o tema “Fontes de água para consumo humano e produção de alimentos no semiárido Potiguar” será realizada uma mesa de diálogo reunindo as seguintes instituições: Marcílio Lemos, do movimento de Articulação Semiárido Potiguar – ASA Potiguar; Damião Santos, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac); Caramuru Paiva, presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN); Emílio Gonçalves, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE, e; a Profa. Rebecca Luna Lucena, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Celebrando a resistência do sertanejo, ao meio dia será celebrado um ato ecumênico. Este será conduzido pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e o pastor Anchieta Júnior de Souza da igreja evangélica Assembleia de Deus.

Os debates terão sequência à tarde com a mesa de diálogo intitulada “Água como um direito humano e um bem comum da natureza: Agenda Hídrica do Governo do Estado”. Esta mesa contará com a presença da Governadora Fátima Bezerra, o presidente do CBH do Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela e o representante do Seapac, Dom Jaime Câmara.

O evento será encerrado com o grupo quilombola de forró pé de serra “Os Palitozinhos” da comunidade Furna da Onça, Caicó. O evento tem o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, Consórcio EIT/Encalso, KL Engenharia, Massas Jucurutu, Massas Santana e Sertão Jucurutu Laticínios.

EVENTOS

Além das atividades que serão realizadas na sexta-feira (22). A programação inclui eventos no decorrer da semana. Na quarta-feira (20), será realizado o IGARN Itinerante (programa que leva as atividades de cadastramento de usuários de água) para atender os usuários de água da cidade de Jucurutu e região; a atividade terá início às 8h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu.

Já na quinta-feira (21), o Igarn realiza ações educação ambiental através do programa Água Nossa. As atividades terão a seguinte programação 7h15 e 15h20, na Escola Estadual Antônio Barbosa; 9h15 será a vezes do programa atender os alunos da Escola Januncio Afonso; no horário de 10h30 e 13h15, o Água Nossa estará na Escola Municipal Wagner Lopes.

No domingo (24), às 7h, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), através da Associação de Servidores da Caern e do Sindágua, realizará 1ª Corrida da Água para servidores.

A BARRAGEM

É a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN e será o terceiro maior reservatório do Estado. Esperada há mais de 50 anos, beneficiará diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do estado. Indiretamente a obra, com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, atenderá toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 500 mil pessoas. O reservatório vai represar águas do rio Piranhas/Açu e vai receber as águas da Transposição do Rio São Francisco (outra luta desde sempre encampada pela Governadora). As obras da parede da barragem se encontram com um percentual de execução de 70%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here