Governo do Estado entrega obras dos abatedouros de Acari e Florânia

0
65

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, entregou as obras de construção das Unidades de Processamento de Carne nos municípios de Acari e Florânia. Os eventos ocorreram na tarde da quinta-feira, 27.

Após serem inaugurados, as unidades terão capacidade para receber até 30 animais por dia, cada, entre bovinos, ovinos e caprinos. A carne processada seguirá todas as normas de higiene, garantindo maior segurança alimentar aos consumidores, utilizando novas tecnologias no processamento de carnes, que beneficiará diversos pecuaristas, produtores e comerciantes da região.

O equipamento possui área administrativa, abatedouro, área de produção, câmara frigorífica, conjunto de equipamentos para processamento de carnes, banheiros, vestuário, bloco com compressor e caldeira, área de curral e uma lagoa de efluentes, que serve como pré-tratamento do esgoto, da água que é utilizada no abatedouro, vala de infiltração para efluentes tratados e currais.

A obra é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e Governo Federal através da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, e a prefeitura municipal.

A gestão dos abatedouros é compartilhada com as prefeituras, por meio de acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

De acordo com a diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, “os abatedouros irão impulsionar o mercado de carne na região e no Estado, valorizando o produtor local e gerando renda. Haverá treinamentos com as equipes que irão trabalhar nas novas unidades para garantir a qualidade dos alimentos.”

Em Acari, o abatedouro está localizado na RN 288, no Sítio Pedral e Cal, estiveram presentes o prefeito Isaias de Medeiros e secretários municipais.

Já em Florânia, o machante Janúncio Evangelista de Araújo foi homenageado. O abatedouro está localizado na BR 226. Participaram do evento a prefeita Marcia Rejane Guedes, vereadores, secretários municipais e o gestor regional da Emater-RN, Geraldo Mozart.

Esse ano foi já entregue os abatedouros de Baraúna e Ceará-mirim. E no próximo sábado (28) será entregue mais um no município de Santa Cruz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here