PoderData: 49% são contra privatização da Eletrobras; 31%, a favor

Levantamento PoderData mostra que 49% dos entrevistados são contra a privatização da Eletrobras. Outros 31% disseram ser favoráveis à venda da estatal, enquanto 20% não souberam responder. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 1º a 3 de março, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 509 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

CONTEXTO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou o envio da proposta de capitalização da Eletrobras ao Congresso em 23 de fevereiro. A venda do controle da empresa está condicionada à aprovação da medida provisória.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, que afirmou que a arrecadação com a venda da Eletrobras poderá passar de R$ 50 bilhões, a modelagem poderá ser realizada enquanto o Congresso discute a capitalização. Esses estudos devem levar cerca de 8 meses, de acordo com a pasta.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a avaliação dos entrevistados a respeito da venda da estatal de geração e transmissão de energia. Foram analisados os perfis por sexo, idade, nível de instrução, região e renda. Eis os recortes com os grupos que registraram os maiores percentuais para cada resposta à pergunta da pesquisa:

Grupos mais favoráveis à

– homens (41%);
– idosos de 60 anos ou + (38%);
– os que estudaram até o ensino superior (45%);
– moradores da região Sul e Nordeste (34%);
– quem ganha mais de 10 salários mínimos (47%).

Grupos mais contrários à

– mulheres (50%);
– adultos de 45 a 59 anos (55%);
– quem tem ensino fundamental (53%);
– moradores da região Norte (59%);
– quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (60%).

AVALIAÇÃO DE BOLSONARO X ELETROBRAS

O PoderData cruzou os dados das avaliações sobre a venda da Eletrobras e do presidente Jair Bolsonaro. Quase metade (48%) dos apoiadores do presidente querem que a estatal seja vendida. A taxa é 17 p.p. maior do que a média geral.

Já entre os que rejeitam Bolsonaro, avaliando-o como “ruim” ou “péssimo”, só 22% são favoráveis à privatização. Leia os percentuais completos no infográfico abaixo.

PODER360

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima