Semarh discute na Funasa implantação dos aterros do Seridó e Alto Oeste

Finalizando a agenda em Brasília, o secretário João Maria Cavalcanti e assessor técnico, Paulo Varela participaram, na manhã de ontem (11), de uma reunião com o presidente da Funasa, Márcio Sidney Cavalcante, para discutir o andamento de um convênio que contempla a implantação dos sistemas de aterro sanitário do Alto Oeste e Seridó.

Também participaram os presidentes dos Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos das regiões em questão, no caso o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, e a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, além da equipe jurídica dos gestores.

“Discutimos a possibilidade de incluir os dois consórcios contemplados dentro do convênio vigente, entre o Governo do RN e a fundação, e também como seria a forma de participação de cada um dos entes envolvidos, na aplicação dos recursos. A Funasa foi bastante receptiva com a ideia” destaca o Secretário.

Ele explicou ainda que a Semarh, por meio da Coordenação de Meio Ambiente e Saneamento, vai elaborar um novo plano de trabalho, depois que os consórcios enviarem um documento formal justificando a solicitação dos novos termos do convênio. “É bastante interessante a proposta dos municípios de participação da iniciativa privada na implantação dos sistemas de aterro. Vamos continuar dando suporte técnico durante todo esse processo” disse.

O convênio com a Funasa é no valor de R$ 22 milhões. A Semarh elaborou o projeto executivo do sistema de aterro sanitário e das estações de transbordo do Seridó, o projeto básico do aterro sanitário que será construído em Pau dos Ferros para atender 44 cidades da região Alto Oeste e agora vai trabalhar na readequação dos produtos para atender as novas demandas.

Também participaram do encontro, os prefeitos Assis Pinheiro, de Touros, José Renato Teixeira, de São Miguel do Gostoso, as prefeitas Fátima Araújo, de Ouro Branco, e  Lydice Brito, de São João do Sabugi.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Notícias

Rolar para cima