Semarh sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu

Na manhã desta quinta-feira (30) a Semarh sedia uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) sobre a discussão de ações e estratégias para implementação de marcos regulatórios e alocações de água em trechos da bacia.

Estão presentes o secretário João Maria Cavalcanti, o adjunto Carlos Nobre, o presidente do CBH PPA, Paulo Varela, o superintendente adjunto de regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, o diretor da Agência Executiva de Águas da Paraíba, Porfírio Catão, e o diretor do Igarn, Auricélio Costa.

Na oportunidade, O Coordenador de Marco Regulatório da ANA, Wilde Gontijo, realizou uma apresentação sobre a metodologia que órgão usa para monitoramento da vazão da água saída do reservatório de Curema, na Paraíba, até a chegada no Rio Grande do Norte.

“Também estamos discutimos a sustentabilidade da operação, monitoramento e manutenção da infraestrutura hídrica na bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu. É muito importante debater isso junto à ANA e em conjunto com a Paraíba, inclusive é um aprendizado que podemos levar para as plenárias dos outros comitês” frisa João Maria.

A reunião, que também conta com representantes das Companhias de Água do RN e PB, vai definir um calendário de eventos para alocação negociada de água na bacia e uma agenda da oficina para capacitação visando os processos de alocação.

O que é alocação negociada?

Alocação negociada tem como objetivo realizar o compartilhamento de água, em determinada bacia hidrográfica, sobretudo durante o período seco, quando a quantidade demandada é maior que a quantidade disponível. Ela é pactuada com órgãos gestores dos estados envolvidos, usuários de recursos hídricos, representantes dos comitês de bacias hidrográficas das regiões e demais interessados. Como a Política Nacional de Recursos Hídricos determina que, em situações de escassez, a água deve ser priorizada para o abastecimento humano e para matar a sede de animais, a alocação sempre busca garantir principalmente estes usos.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Notícias

Rolar para cima