Governo do RN receberá a doação de 2.500 máscaras para os trabalhadores da saúde

O Governo do RN lidera uma grande corrente de solidariedade com o objetivo de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Rio Grande do Norte. Instituições públicas e privadas, empresas e a sociedade civil podem contribuir com doações. Nesta sexta-feira (27), o Governo do RN recebeu a notícia da doação de 2.500 máscaras de proteção para uso de médicos e profissionais de saúde.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /RN) vai doar ao Estado, 1.500 máscaras de proteção em acrílico do tipo ‘face shield‘, que foram desenvolvidas e produzidas pelo Instituto de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) pertencente a instituição. As primeiras 200 unidades foram entregues na sexta-feira (27), ao Governo do Estado e serão distribuídas no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Hospital Municipal de Natal e no Hospital Gizelda Trigueiro, além do Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim.

“A ação está alinhada com a recomendação do Departamento Nacional do SENAI em dispor toda a rede de Institutos SENAI de Inovação para desenvolver produtos e protótipos voltados ao combate do Coronavírus. Um momento em que nos damos as mãos para ajudar, também, com tecnologia e pesquisa”, disse o diretor do SENAI, Emerson Batista.

As outras 1.300 máscaras face shield, estão sendo produzidas e serão entregues à medida em que forem concluídas. A secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) fará a distribuição junto aos hospitais de referência no interior do Estado.
O diferencial deste modelo é a sua durabilidade, podendo ser reutilizada, respeitando-se as normas de higienização. “As máscaras têm maior tempo de uso. Se bem manuseadas e esterilizadas, podem durar de 30 a 60 dias”, explica Batista.

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, conta que Governo do RN também receberá até a próxima semana, a doação de mais 1 mil máscaras de proteção, doadas pela Companhia Energética Potiguar (CEP). Para ele essas ações de solidariedade são grande valor, visto a necessidade de investimento na área da saúde e a escassez de recursos. “Toda ajuda é bem vinda, este é um momento de unirmos forças e o Governo conta com a colaboração de todos que puderem contribuir, para juntos enfrentarmos esta pandemia, e mitigarmos ao máximos os danos para nossa população”, disse.

Para dar mais celeridade e organização ao processo de doação, o Governo do Estado criou a Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens. A Central funcionará na sede da Escola de Governo, onde será instalada uma recepção específica para receber as doações. Todo cidadão, empresa ou instituição seja pública ou privada, pode contribuir.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima