Em 2021, a meta de inflação foi estourada. Tudo indica que o mesmo acontecerá em 2022 e em 2023. Economistas ouvidos pelo UOL afirmam que o Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, completará três anos seguidos sem cumprir seu principal objetivo: manter a inflação dentro da meta estabelecida.
Por que é importante? Se acontecer, será o pior desempenho em 20 anos, desde o período de 2001 a 2003, quando a meta não foi alcançada também por três anos consecutivos.
O que você tem a ver com isso? Inflação em níveis altos significa que você fica mais pobre, seu dinheiro perde poder de compra. Todos pagam mais caro por uma série de produtos essenciais, como combustíveis e alimentos. E seu salário não acompanha isso. O que você conseguia comprar antes não vai mais.
O que aconteceu? As dificuldades começaram em 2021: em meio à disparada dos preços das commodities em todo o mundo, o Brasil registrou inflação de 10,06%. O percentual ficou acima da meta perseguida pelo BC, que era de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos. Na prática, a inflação poderia variar entre 2,25% e 5,25% que ainda assim estaria dentro da meta. Com índice de 10,06%, o BC falhou.


