RN lança atlas que aponta potencial eólico duas vezes maior no estado que o estimado há quase duas décadas

O Rio Grande do Norte tem duas vezes mais potencial eólico do que o estimado há 19 anos e uma capacidade de expandir a geração em 93 gigawatts a 200 metros de altura. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20) no lançamento do novo Atlas Eólico e Solar do estado, que é atualmente o maior produtor brasileiro de energia eólica.

O documento foi lançado oficialmente em um evento nesta terça e traça o potencial completo do estado para investimento na produção das energias renováveis.

O estudo aponta onde estão as melhores áreas para investimento. Para energia solar, o estado tem potência instalável de 82 gigawatts para geração centralizada, o que representa uma potência duas vezes e meia maior do que foi necessário para o consumo de energia elétrica em todo o Nordeste em 2019, por exemplo.

No caso da energia eólica, a capacidade aumenta de acordo com a altura, chegando a 94 gigawatts a 200 metros.

A energia produzida no estado seria o equivalente a toda energia elétrica brasileira em 2020. Além dos parques em terra, a aposta é que no futuro os parques em alto mar na costa potiguar sejam suficientes para gerar aproximadamente um terço da energia elétrica brasileira produzida em 2020, por exemplo.

“Somando isso, nós temos uma inifinidade de mercados com capacidade de expansão para novos projetos, empreendimentos, gerando emprego, oportunidades no setor de geração energia e possibilitando que o estado siga esse caminho, fazendo a transição energética e liderando também o setor no país”, explicou o coordenador de desenvolvimento energético do RN, Hugo Fonseca.

G1/RN

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima