FUNASA/RN é a mais eficiente do Brasil

A Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte do RN é a mais eficiente do Brasil. A constatação é feita pelo Superintendente Estadual da autarquia no Estado, Pablo Tatim, baseado em dados extraídos pela FUNASA nacional diretamente do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Tatim, que está de despedida do comando da FUNASA/RN a partir do próximo dia 06 de abril, data em que todos os cargos comissionados da FUNASA no Brasil inteiro serão exonerados pela entrada em vigência da Portaria Interministerial 981/2023, faz um balanço amplamente positivo de sua gestão de 4 anos. 

“É com absoluto senso de dever cumprido que me despeço da FUNASA/RN. Quando assumimos o comando da gestão erámos o 17º lugar em execução, hoje somos o primeiro lugar no Brasil, com R$ 22,60 per capita investidos em saneamento básico e acesso à águaem favor do povo potiguar, sobretudo em favor dosaneamento rural, onde residem as pessoas mais humildes. Somente em 2022 executamos 80,4 milhões de reais, com execução 580% superior à média nacional e 25% maior do que a 2ª colocada, que foi a FUNASA cearense”, afirma Tatim. De fato, os números de execução são superlativos. A FUNASA/RN executou – sozinha – 14,47% de todo o orçamento em ações finalísticas da FUNASA em 2022. Foram 1.662 poços construídos pela FUNASA potiguar no ano passado, mais do que a soma do construído pelas outras 25 superintendências no Brasil, e mais do que o triplo de tudo o que tinha sido construído pela FUNASA/RN nos 32 anos anteriores. Foram 56.278 famílias beneficiadas pelo Programa Força-Tarefa das Águas, aproximadamente 225 mil pessoas, ou 7,9% da população estadual, espalhadas em 127 municípios (76 % do total no Estado).

Além disso, Tatim comemora a revitalização da Superintendência, a qual foi totalmente revitalizada: “Reformamos e ampliamos o prédio sede, que estava há 40 anos sem qualquer reparo. Hoje os órgãos federais brigam para se mudarem para nosso prédio, dada a qualidade da reforma. Nos tornamos referência. Instalamos um elevador, reinvindicação antiga dos servidores e exigência do MPF. Trocamos 100% da frota veicular e equipamos os espaços reformados com mobiliário e computadores novos. Deixamos a FUNASA pronta para os próximos 10 anos, pois tenho certeza de que a FUNASA continuará existindo, cumprindo a sua missão de levar mais a quem menos tem.”

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima