A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), destinou R$ 200 mil a Academia Norte-riograndense de Letras (ANRL) duas semanas após o prefeito da capital, Álvaro Dias (Republicanos), ser escolhido como sócio de honra da entidade, em julho de 2022. Na última terça (9), Dias foi eleito membro da Academia.
A publicação que comprova o dinheiro destinado à ANRL está no Diário Oficial do Município (DOM) de 20 de julho. O termo de fomento aponta que a parceria foi firmada visando reparos, consertos e aquisição de equipamentos para a Academia. A vigência esteve válida por quase quatro meses, de 21 de julho até 17 de novembro de 2022 mas, segundo a SME, o reparo ainda não foi concluído e se encontra na fase de exame e fiscalização da Comissão de Acompanhamento constituída pela pasta.
De acordo com a secretaria, a contrapartida dada pelo município foi que a Academia abrirá seus espaços para realização de eventos socioeducacionais e culturais destinados aos alunos da rede municipal de ensino de Natal.
Pouco menos de duas semanas antes da Prefeitura dar a verba a ANRL, Álvaro Dias havia recebido a distinção de sócio de honra da entidade em 6 de julho. O documento foi entregue pelo presidente da Academia, Diógenes da Cunha Lima, e outros integrantes da ANRL, no Palácio Felipe Camarão.
A decisão, segundo informou o site da Prefeitura, havia sido tomada em Assembleia Geral na Academia em 28 de junho e justificada “em razão dos relevantes serviços prestados ao Estado do Rio Grande do Norte e ao Brasil, notadamente, à cultura potiguar”. O reitor da UFRN José Daniel Diniz também foi homenageado com a comenda.
Já em 16 de novembro, um dia antes da data oficial de fim de contrato da Prefeitura, houve uma solenidade de comemoração dos 86 anos da instituição cultural. Lá foi o local em que Álvaro recebeu, oficialmente, a medalha de sócio de honra, a maior honraria da ANRL dada aos não acadêmicos.
Na ocasião, o prefeito fez um discurso e comemorou.
“É representativo para mim ser agraciado com o título de Sócio de Honra desta instituição quase centenária. Firmes no sentido de cumprir suas funções cultural e social, sem perder de vista sua vocação para a inovação, nem tampouco sua conexão com o mundo e com os propósitos de nossa sociedade nos dias de hoje”.
A data também foi escolhida para que o chefe do Executivo anunciasse a preparação do seu segundo livro, lançado este ano sob o título “A Guerra dos Tamoios e a História não contada do Brasil”.

A obra, disse, foi fruto de uma pesquisa pessoal sobre os povos indígenas que contribuíram com a construção da nação, “mas cuja história permanece invisível à maioria das pessoas”, sentencia o site da prefeitura.
“Tenho me dedicado ao estudo histórico dos nossos povos indígenas e à relação analítica deles com a nossa sociedade atual”, comentou Dias.
Já o presidente da Academia de Letras, Diógenes da Cunha Lima, explicou a escolha das homenagens e a contribuição da gestão municipal.
“Elegemos este momento significativo de aniversário da instituição fundada por Luís da Câmara Cascudo para valorizar as figuras singulares pela atenção à cultura. Hoje estamos lembrando essas pessoas de grande valor que honram o estado”, disse.
“Já temos a confirmação para iniciar a obra de implantação do salão multiuso, um espaço que vai abrigar apresentações de dança, música, teatro, cinema e palestras”, continuou.
Segundo a Secretaria de Educação, a solicitação para a obra teria sido feita pela Academia em 2021, e portanto não teria relação com as homenagens feitas ao prefeito.
Agência Saiba Mais*


