Corte de árvores para fazer mão única na Avenida Jaguarari, em Natal, gera indignação

Plantar ou cortar? Você sabia que uma árvore leva 15 anos para se tornar adulta? As cidades de João Pessoa e Recife, nossas vizinhas, já aprenderam a lição e estão fazendo o dever de casa direitinho. Já até ganharam prêmio da ONU pelo investimento em arborização. Já Natal está na lanterninha deste processo.
an
Na manhã desta terça-feira (11), na Avenida Jaguarari, no bairro do Alecrim, moradores fizeram uma manifestação pública repudiando o corte das árvores do canteiro central, inclusive de pau-Brasil, que está, desde 1992, na lista de árvores com risco de extinção no país.

“O município de Natal vem perdendo mais árvores do que ganha em plantio. O resultado disso tem sido a formação de ilhas de calor nos bairros, como ocorre aqui no Alecrim, o que causa prejuízos à qualidade de vida de todos nós”, alertou Jean, que sempre passa pela avenida para ir ao trabalho.

Indignado, o vereador Robério Paulino, PSOL, que conseguiu aprovar este ano projeto de lei para plantar 50 mil árvores em Natal, fez-se acorrentar em uma das árvores ainda não cortadas, em ato de protesto. “Diante da nossa ação de defesa das árvores, a Prefeitura de Natal emitiu nota suspendendo em caráter temporário tal desmando. Mas ficaremos atentos. Esse corte, inclusive de pau-Brasil, é um retrocesso criminoso. Para a cidade avançar, não é preciso cortar árvores”, falou indignado o vereador, que também é professor e ativista ambiental.

Uma reunião foi marcada com representantes da STTU e da SEMURB, para tratar das intervenções para duplicação da avenida e das reivindicações dos moradores, de que não haja mais corte de árvores já adultas e saudáveis.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Natal

Rolar para cima