Na manhã desta ontem quinta-feira, 26, a influenciadora digital maranhense Célia Helena, conhecida nas redes sociais como Hellena Silva, foi detida pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (DCCO/Seic). A ação ocorreu devido à investigação em curso sobre a divulgação de jogos de azar pela internet.
Hellena Silva se torna a quinta pessoa a ser conduzida para a Seic-MA, a fim de prestar esclarecimentos a respeito da divulgação desse tipo de jogo no estado do Maranhão, por meio das redes sociais.
A operação que visa investigar o envolvimento de influenciadores digitais teve início em 26 de setembro deste ano, quando a Polícia Civil do Maranhão conduziu a influenciadora digital Skarlete Mello, também investigada por colaborar com a divulgação do chamado “Fortune Tiger” ou “Jogo do Tigre”, que é considerado um jogo de azar ilegal no Brasil. Além de ser conduzida, Skarlete também teve seus bens apreendidos, e houve o bloqueio de R$ 8 milhões em sua conta bancária.
A investigação, que teve início em setembro, continuou com a Seic, identificando outros influenciadores do Maranhão supostamente envolvidos na divulgação do “Jogo do Tigre” e na promoção de rifas ilegais.
De acordo com o delegado Thiago Dantas, titular do Departamento de Combate ao Crime Organizado, os investigadores têm realizado um monitoramento constante nas redes sociais, especialmente no Instagram, de indivíduos mais conhecidos e com maior número de seguidores, a fim de detectar possíveis pessoas divulgando jogos de azar ou promovendo rifas ilegais.
Hellena Silva responderá pelo crime de divulgar jogos de azar, considerado ilegal no Brasil de acordo com a Lei de Contravenções Penais, que define como jogos de azar aqueles nos quais o ganho ou a perda dependem da sorte, como é o caso do “Fortune Tiger”.



