A economia brasileira avançou 2,5% no primeiro trimestre de 2024, ante o mesmo período do ano passado, segundo dados revelados nesta terça-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação corresponde ao menor avanço em relação aos últimos três trimestres na mesma base de comparação. Já em relação ao último trimestre de 2023, quando a economia nacional ficou estagnada, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,8%.
O que diz o PIB
A soma de todos os bens e produtos finais da economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre. A análise é uma comparação com os primeiros três meses de 2023, quando a agropecuária sustentou o crescimento do PIB ao disparar 22,9% em relação aos três meses iniciais de 2022.
Após dois períodos de estagnação, o PIB trimestral voltou a crescer. Entre janeiro e março, a economia brasileira avançou 0,8% ante os últimos três meses do ano passado. A variação interrompe a sequência de dois trimestres consecutivos de estabilidade da atividade econômica.
No acumulado dos últimos 12 meses, a alta do PIB foi de 2,5%. A variação no período compreendido entre abril e 2023 e março de 2024 é a menor desde o segundo trimestre de 2021, quando a economia saltou 2,4%. As bases de comparação consideram iguais períodos dos anos anteriores.
UOL*

