Rota do Queijo Potiguar impulsiona o turismo rural e os sabores do interior

O Rio Grande do Norte, com sua rica variedade de atrativos geológicos, culturais, históricos e gastronômicos, serve de palco para o Sebrae-RN promover o turismo rural por meio da Rota do Queijo Potiguar. Este circuito abrange as principais fazendas produtoras de queijos e produtos lácteos em todo o estado, destacando-se a região do Seridó, conhecida como a maior bacia leiteira do RN. Recentemente, foram conduzidas visitas técnicas a esses locais, marcando os preparativos para integrar esses empreendimentos ao roteiro, que destaca o principal polo queijeiro do Rio Grande do Norte.

A ideia é proporcionar um turismo rural de experiência para consumidores e visitantes em busca de conhecimento sobre o processo produtivo dos queijos e outros produtos lácteos do estado aliado aos sabores, cultura local e paisagens naturais que o RN oferece.

Ao longo de dois dias de atividades, quatro queijeiras do Rio Grande do Norte receberam, no mês de abril, a comitiva do Sebrae. Especializadas na produção de queijos — desde artesanais e autorais até industriais —, essas instalações também oferecem uma gama de outros produtos, ressaltando o vasto potencial gastronômico e produtivo do estado. Entre as propriedades conhecidas, estavam a Fazenda Caju, localizada em Ceará-Mirim, a Queijeira JC em Caicó, Dona Gertrudes e a Queijeira Maanaim, ambas também situadas em Caicó.

A implantação da Rota do Queijo Potiguar, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, visa a aproximar os consumidores do processo produtivo, conscientizando sobre a importância de entender a origem e qualidade dos queijos produzidos no estado.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Seridó

Rolar para cima