Além de solicitar verbalmente, em tratativas políticas realizadas em Brasília, a federalização do Hospital Regional do Seridó (HRDS), localizado no município de Caicó, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) também enviou ofícios aos ministros do governo Lula reivindicando e reafirmando a importância da medida.
A parlamentar, que também é médica, acionou nesta quarta-feira (3), de forma oficial com o documento, Rui Costa, titular da Casa Civil; Camilo Santana, titular da Educação; e Arthur Chioro, presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), reiterando a demanda.
“Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem um campus em Caicó, o qual sedia a maior parte do curso de Medicina do Seridó, torna-se mais racional e eficiente que, no lugar de se construir uma nova unidade hospitalar universitária, proceda-se à federalização do hospital já existente, por meio da Ebserh. É mais rápido e tem menos custo”, defende a senadora.
Conforme detalham os ofícios, o HRDS foi construído na década de 1980, pela extinta fundação SESP, que era integrante da administração pública federal. Posteriormente, a unidade hospitalar foi repassada ao Estado do Rio Grande do Norte, em razão da extinção da referida fundação.
“Nossa luta coletiva é pela transformação do Hospital Regional do Seridó, sede em Caicó, em hospital universitário da Ebserh, empresa estatal vinculada ao ministério da Educação. Atuamos numa frente ampla somando esforços do governo do Estado do Rio Grande do Norte, dos municípios da região do Seridó potiguar, da comunidade acadêmica da UFRN e da sociedade potiguar a fim de obtermos a federalização do hospital e fazê-lo servir da melhor forma à população”, salienta Zenaide.
A senadora reforça que prosseguirá sua mobilização política e institucional junto ao governo federal, manifestando disposição para colaborar com a evolução do pleito. Nesse sentido, a representante potiguar no Senado já conversou pessoalmente com o presidente da Ebserh – aproveitando o ensejo da aprovação de um projeto de lei, por ela relatado no Senado nesta terça (02), que reforça o aporte de recursos do Orçamento Geral da União nos hospitais universitários federais – reafirmando a reivindicação pela federalização do Hospital Regional do Seridó.
Leia mais: Zenaide relatora: Senado aprova reforço de financiamento público em hospitais universitários(https://zenaidesenadora.com.br/zenaide-relatora-senado-aprova-mais-financiamento-publico-para-hospitais-universitarios/)
“Nosso mandato luta na linha de frente pelos investimentos federais em saúde pública no Rio Grande do Norte e em todo o país. O Hospital Regional do Seridó será fundamental, sob gestão do Executivo Federal, para atender a população e fortalecer a medicina que salva vidas”, frisa Zenaide.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao ministério da Educação, a Ebserh foi criada em 2011 como entidade pública responsável pela administração dos hospitais universitários federais. Atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.