Em turnê pelo Rio Grande do Norte, Álvaro Dantas aborda os desafios impostos aos meninos desde a infância

Projeto vai circular por Caicó, Martins, Natal e Mossoró a partir do dia 12 de novembro.

O artista potiguar Álvaro Dantas dá início, na próxima semana, ao projeto “Roda Menino – Ações para o menino dançar”. A iniciativa levará o espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar” a diversas cidades do Rio Grande do Norte, com apresentações em Caicó, Martins, Natal e Mossoró.
O projeto tem como foco alunos da rede pública de ensino, e, além da exibição do espetáculo, incluirá bate-papos e ações formativas, com a distribuição de publicações impressas para os participantes. O acesso às atividades será totalmente gratuito, proporcionando uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre a infância e adolescência , a expressividade e as questões relacionadas à formação dos meninos na sociedade.

“O menino que desaprendeu a dançar” tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, gira em torno do que é imposto aos meninos, que comportamentos eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. O espetáculo também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90/2000 período em que o artista viveu. O trabalho teve pré-estreia online em 2020 através de recursos da Lei Aldir Blanc.

“Sempre tive vontade de falar sobre isso, mas foi quando eu li o livro de Aureliano Medeiros ‘O menino que desaprendeu a chorar’ que me encorajei mais e tenho ele como uma grande inspiração, assim como no livro o menino guardou suas lágrimas, outros meninos guardaram danças, cantos ou qualquer outra expressão em torno de sua liberdade”, declara Álvaro.

Apesar de não ser um espetáculo autobiográfico, o bailarino tenta revisitar o menino que existe dentro dele e para além dele. “O menino que desaprendeu a dançar é sobre vontades e desejo de dizer, e dizer por todos os poros possíveis, é tentar desatar o nó da garganta”, completa o artista.

O projeto “Roda Menino – ações para o menino dançar” foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte, e conta com apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

ÁLVARO DANTAS
Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino criador e diretor artístico da Companhia Giradança, onde atua há 15 anos.

CRONOGRAMA:
Caicó – 12/11
Martins – 14/11
Natal – 29/11
Mossoró – 01 e 02/12

__
Ficha técnica “O menino que desaprendeu a dançar”
Direção, coreografia e dança: Álvaro Dantas
Direção visual: Daniel Torres
Direção de movimento: Rozeane Oliveira
Interlocução dramatúrgistica: Alexandre Américo
Dramaturgia poética: Thiago Medeiros
Trilha sonora original: Luiz Gadelha
Figurino: Yago
Maquiagem: Pedro Azzevedo
Iluminação: Vinicius Fortunato
Produção: Celso Filho (Listo Produções )
Concepção gráfica: Caio Vitoriano
Foto e vídeo: Brunno Martins
Direção de Fotografia: Brunno Martins
Montagem: Brunno Martins e Davi Selton
Finalização: Davi Selton (Nobir Produtora)
Assessoria de imprensa: Cecilia Oliveira – Comunica Ceci
Produção – Caicó: Jonas Linhares
Apoio: Giradança
Agradecimentos: Casa de Cultura de Martins

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Cultura

Rolar para cima