“Nesse Brasil continental, existem muitas oportunidades de modelo de negócio para as micro e pequenas empresas”, destacou o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, ao abordar o contexto da transição energética no Brasil, as tendências e possibilidades de participação para o setor, em reunião da Governança do Polo SEBRAE de Energias Renováveis.
O Encontro, encerrado nesta quinta-feira (14), em Natal, teve o objetivo de discutir desafios e avanços do atual ciclo de operação, mas, especialmente, de planejar como será o próximo.
Em palestra como convidado, Mello apontou caminhos possíveis para os pequenos negócios em geração solar distribuída, no apoio à cadeia de energia eólica offshore, que ainda será construída no Brasil, assim como nas áreas de biocombustíveis e hidrogênio, “no desenvolvimento de modelos de pequenos negócios, ou de abastecimento de matéria–prima a partir de biomassa”.
“Nenhum país do mundo tem condição de trabalhar com a competitividade que o Brasil tem na área. Precisamos fomentar e utilizar isso. Aqui tem oportunidade para micro e pequena empresa”, frisou o diretor.
A apresentação destacou o contexto atual e cenários de curto, médio e longo prazo para a transição energética no país. Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), oriundos de 13 estados e do SEBRAE Nacional, participaram.